Quando ir para maternidade? Desenvolvimento, validação e análise de uma tecnologia cuidativo-educacional sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico para gestantes primíparas
Gestantes, Início do trabalho de parto, Complicações na gravidez, Tecnologia Educacional, Estudos de validação, Enfermagem obstétrica.
Introdução: O fato de não saber a hora exata ou aproximada de ir à maternidade, impõe à gestante, excepcionalmente à primípara, uma angústia que é observada no dia-a-dia dos serviços de atenção obstétrica e evidenciada pela literatura especializada. Frente a esta realidade, a utilização do vídeo animado sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico pode se constituir como uma ferramenta tecnológica que influência positivamente o conhecimentos das gestantes primíparas, de modo a permitir o desenvolvimento da autonomia e tomada de decisão. Objetivo: Desenvolver, validar e analisar uma tecnologia cuidativo-educacional sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico para gestantes primíparas. Metodologia: Estudo do tipo metodológico, realizado por meio de três etapas, quais sejam: 1) Desenvolvimento do vídeo animado sobre sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico; 2) Validação do vídeo animado por juízes-especialistas e pelas gestantes primíparas; 3) Análise do vídeo animado por meio de Estudo Quase Experimental. Na primeira etapa, o desenvolvimento de vídeos animados gráficos segue quatro fases: 1) storyboard; 2) definição de objetos, 3) especificação de quadros-chave, e 4) geração de quadros entre os quadros-chave. A validação do conteúdo e comunicação da tecnologia cuidativo-educacional será realizada por 21 juízes-especialistas da área da saúde da tecnologia da informação e comunicação; enquanto que, a semântica e aparência do material serão validados pelo público-alvo, composto por 18 gestantes. Por fim, a análise da influência da tecnologia cuidativo-educacional sob o conhecimentos das gestantes primíparas será realizada por meio de estudo quase experimental, do tipo antes e depois. Na análise dos dados referentes ao processo de validação serão utilizados o Índice de Validade Conteúdo, o Suitability Assessment of Materials, coeficiente de K e Índice de Concordância Semântica. Para análise dos dados provenientes do quase-experimento será aplicada a estatística descritiva e testes de comparação entre médias. Resultados esperados: Espera-se que o desenvolvimento, validação e análise de uma tecnologia cuidativo-educacional direcionada as gestantes primíparas possa contribuir com o conhecimento das mulheres, influenciando, assim, o desenvolvimento da autonomia e tomada de decisão.