Banca de QUALIFICAÇÃO: MILLENA FREIRE DELGADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILLENA FREIRE DELGADO
DATA : 20/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Simulação realística no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde da criança e do adolescente.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Diagnósticos de Enfermagem; Saúde da Criança; Saúde do adolescente.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente é bastante relevante para a formação de enfermeiros críticos, reflexivos e com conhecimentos específicos sobre esses períodos ímpares do ciclo de vida do indivíduo. Nesse contexto, acredita-se que a simulação realística é uma estratégia de ensino positiva e pode trazer benefícios exponenciais para a formação dos futuros enfermeiros. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar a eficácia de uma estratégia educativa envolvendo a simulação realística no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde da criança e do adolescente. E, como específicos: construir uma estratégia educativa envolvendo a simulação realística sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde da criança e do adolescente; validar o conteúdo dos casos clínicos e dos cenários da simulação realística; e, mensurar o raciocínio diagnóstico do estudante de graduação antes e após o uso da simulação realística. Tratar-se-á de um estudo do tipo experimental, organizado em três fases, a saber: construção dos cenários de simulação realística, por meio de livros e artigos científicos; validação do conteúdo por 22 especialistas com experiência clínica e/ou de pesquisa sobre diagnóstico de enfermagem ou saúde da criança e adolescente, os quais serão selecionados via plataforma Lattes; e, aplicação da simulação como estratégia educativa. Na última etapa, a amostra será constituída por todos os discentes regularmente matriculados nos Módulos teórico e prático do componente Atenção Integral à Saúde III, no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os discentes serão submetidos: pré-teste, aula tradicional, randomização, simulação e pós-teste. Na randomização, serão distribuídos de forma aleatória, sendo metade no grupo experimental (intervenção por meio da simulação realística) e a outra metade no grupo controle (intervenção padrão composta por aulas expositivas). O critério de inclusão adotado será: estar regularmente matriculado na disciplina de Atenção Integral à Saúde III, durante o período de coleta dos dados. E como critérios de exclusão: não participar de todas as fases da pesquisa; e ter cursado alguma disciplina sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde da criança e do adolescente em outra instituição de ensino superior. Os dados serão codificados e organizados em planilhas do Microsoft Excel e analisados mediante estatística descritiva e inferencial. O projeto de pesquisa será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, respeitando-se os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Os especialistas e discentes participantes do estudo assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Destarte, espera-se que a presente estratégia educativa contribua para a formação de enfermeiros mais proativos, empoderados e com capacidade de desenvolver uma assistência de enfermagem na saúde da criança e do adolescente baseada na práxis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interna - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externa ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA
Externa à Instituição - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES - UERN
Notícia cadastrada em: 06/09/2019 16:58
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