Banca de DEFESA: JESSICA DANTAS DE SA TINOCO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA DANTAS DE SA TINOCO
DATA : 21/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Eficácia da simulação clínica virtual sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde do adulto


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Ensino de enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas; Treinamento por Simulação.


PÁGINAS: 206
RESUMO:

Estudo metodológico, com o objetivo de avaliar a eficácia da simulação clínica virtual, fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, como estratégia educativa para o raciocínio diagnóstico em Enfermagem na saúde do adulto. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, a saber: construção dos cenários para simulação clínica virtual sobre raciocínio diagnóstico; análise de conteúdo dos cenários por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem para a simulação clínica; e aplicação da simulação clínica virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem. A criação dos cenários simulados baseou-se na literatura, por meio de estudos de validação de diagnósticos. Os cenários foram analisados por 22 especialistas em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica. A terceira etapa permitiu alocar os cenários na simulação clínica virtual. Após a engenharia final, o objeto virtual foi submetido à testagem de sua usabilidade junto a uma equipe composta por oito estudantes de Enfermagem e enfermeiros. Na última etapa, a estratégia da simulação clínica virtual teve sua eficácia testada por meio de um estudo experimental com discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública no Nordeste do Brasil. Os alunos foram randomizados nos grupos intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido à simulação clínica virtual e avaliou a qualidade do objeto virtual de aprendizagem. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, com parecer favorável nº 2.171.393. Os resultados mostram que os cenários clínicos simulados foram criados pela pesquisadora responsável, os mesmos, posteriormente, foram julgados como relevantes (IVC igual ou superior a 0,85). Todos os diagnósticos propostos apresentaram alto grau de acurácia, com mensuração aceitável para o IVC e índice Kappa. Como terceira etapa, o objeto virtual de aprendizagem foi desenvolvido. O mesmo apresentou boa usabilidade (score final de 87,81). Na etapa experimental, a comparação dos grupos intervenção e controle para inferência diagnóstica mostrou aumento significativo no número de acertos para inferência diagnóstica (p=0,008) e identificação de fatores relacionados (p=0,031) no momento pós-teste do grupo intervenção. A priorização dos diagnósticos apresentou diferença estatística significante quando comparados os momentos pré e pós-teste (p=0,08) no grupo intervenção, bem como quando comparados os momentos pós-teste dos grupos intervenção e controle (p=0,014). Houve maior diferença de desempenho entre o pré e pós-teste nas notas dos alunos que participaram da intervenção (p=0,003). Ademais, o objeto virtual obteve score médio alto quanto à qualidade (4,66). Assim, conclui-se que a simulação clínica virtual fundamentada na aprendizagem baseada em problemas apresentou-se como estratégia educativa eficaz para o raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde do adulto. Outrossim, a tecnologia educacional desenvolvida foi atrativa e favorece a aprendizagem ativa e significativa do discente.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interna - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externa à Instituição - HELEN CRISTINY TEODORO COUTO RIBEIRO - UFSJ
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Externa ao Programa - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Notícia cadastrada em: 07/06/2019 12:39
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