CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES OSTOMIZADOS
Estomia; Tecnologia educativa; Educação em saúde; Autocuidado; Enfermagem.
Viver com a condição de ter uma ostomia ocasiona diversas alterações na vida das pessoas e de seus familiares. Nesta situação surgem dificuldades que muitas vezes nem o paciente e nem a família estão preparados para agir diante do problema. Tudo isso gera a necessidade de aquisição de novas habilidades para o autocuidado. Reconhecendo a importância do material educativo com enfoque na promoção do autocuidado dos pacientes ostomizados, o presente estudo objetiva a criação e validação de uma cartilha educativa para este fim. Trata-se de um estudo metodológico que será dividido em duas etapas: A primeira refere-se a revisão de literatura sobre a temática, a confecção do material educativo e estudo de abordagem qualitativa com os pacientes ostomizados do Centro Especializado em Reabilitação e Habilitação do Rio Grande do Norte (CERHRN), por meio de questionário estruturado. A segunda etapa consistirá da validação de conteúdo, aparência e adequabilidade do material por parte de juízes especialistas, bem como validação quanto sua organização, estilo da escrita, aparência e motivação da cartilha junto à população-alvo. A análise dos dados será com relação a validação da cartilha educativa pelos juízes, o item e o instrumento como um todo, que deverá apresentar validação do conteúdo com aplicação do Índice Kappa (K) para mensuração do nível de concordância e consistência dos juízes em relação à permanência ou não dos itens do instrumento, levando em conta as indicações de “inadequado” para os mesmos. Na análise dos dados julgados pelo público-alvo, serão considerados validados os itens com nível de concordância mínimo de 75% nas respostas positivas. Os itens com índice de concordância menor que 75% serão considerados dignos de alteração. Após as sugestões feitas pelos juízes será realizada a adequação do material educativo, incorporando as sugestões, a fim de atender às necessidades e expectativas a que se propõe. A tecnologia educativa será disponibilizada nos locais de atendimento ao ostomizado e fornecida aos pacientes que demonstrar interesse.