Cuidado da família à criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus
Microcefalia; Infecção pelo Zika virus; Anormalidades Congênitas; Teoria fundamentada; Teoria de Enfermagem.
Introdução: a Síndrome Congênita pelo vírus Zika são anomalias congênitas no cérebro das crianças, que provocam um conjunto de sinais e sintomas além da microcefalia. Assim, as crianças podem apresentar retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala; paralisia cerebral; epilepsia; problemas na visão e audição; disfagia; irritabilidade; dentre outros. Com isso, não há tratamento específico para a essa síndrome. A assistência deve ser voltada para o desenvolvimento da criança de acordo com suas complicações sejam elas neurológicas e/ou motoras por meio de estímulos precoce, desde o nascimento até os três anos de idade. Deste modo, há a necessidade indispensável dos familiares de aprender como cuidar das particularidades inerentes a essas crianças, pois a equipe de profissionais especializados estimula o crescimento e desenvolvimento da criança, mas requer muito da família a continuidade desses estímulos no seu convívio diário, para boa evolução da criança, pois a forma dessa criança vivenciar a vida interfere no seu desenvolvimento infantil. Tais considerações são importantes para a enfermagem haja vista o papel que o profissional enfermeiro exerce na prevenção e promoção de saúde de mulheres gestantes e das crianças, ao logo do pré-natal, puerpério e puericultura. Diante do exposto surgiu o seguinte questionamento: como se dá o cuidado da família à criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus? Objetivo: compreender o processo de cuidado à criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus a partir das concepções da família e profissionais de saúde. Método: trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativativa, do tipo Grounded Theory. A coleta de dados será por meio um roteiro que consiste em duas partes: a primeira constará de questões socio-econômicas, com vista a caracterizar os participantes e a segunda constará de uma questão norteadora relativa ao objeto de estudo para direcionar a conversa oral entre duas pessoas, através de uma orientação não diretiva, sem um plano pré-estabelecido, apenas com o que emerge no momento e com interação direta ao objetivo da pesquisa de compreender as perspectivas e experiências dos entrevistados. Na análise dos dados será realizada a leitura flutuante para destacar as idéias principais dos informantes. A seguir será analisado palavra por palavra, linha por linha, para construir as categorias e codificar a relação entre elas, ressalta-se por isso que a coleta e análise são simultâneas e o número de participantes dá-se pela saturação teórica, ou seja, quando não surgir dado novo. Resultados esperados: espera-se com esse estudo identificar na visão da família os sentimentos, emoções, potencialidades e fragilidades no cuidado a seus filhos com essa síndrome para que possam ser discutidos entre os profissionais e inseridos nos serviços de assistência as crianças e seus familiares. Além disso, construir um modelo de teórico que venha contribuir com a disciplina da enfermagem.