Atendimento familiar e em grupo: trabalho, papeis e funções das equipes de saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial do Rio Grande do Norte
Família; Grupos; Serviços de saúde mental; recursos humanos em saúde; papel profissional.
Este estudo objetivou analisar o processo de reforma psiquiátrica e a política de saúde mental no Rio Grande do Norte (RN) a partir dos papéis e funções desempenhados pelos profissionais nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para isso, tem como objetivos específicos: Descrever o perfil e a formação dos trabalhadores dos CAPS no Estado do Rio Grande do Norte; Identificar os papéis e funções desses profissionais no atendimento familiar e em grupo nos CAPS; Investigar a opinião dos profissionais de saúde mental sobre as dificuldades, políticas, práticas e formação em saúde mental. Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo desenvolveu-se em 33 CAPS do Estado do Rio Grande do Norte, excetuando-se os CAPS do município de Natal. Adota-se a amostra, por conveniência, definida através de critérios de inclusão e exclusão, compondo-se de 179 profissionais. Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN, coletaram-se os dados através de questionário já aprovado e testado anteriormente. A preparação do banco de dados seguiu dois passos: 1. Preparo e tratamento dos dados das questões fechadas do instrumento de pesquisa relativas à caracterização e práticas em saúde mental dos sujeitos da pesquisa por meio do recurso informacional do Statistical Package for the Social Scienses (SPSS) Statistics versão 20.0; 2. Preparo e tratamento do corpus formado pelas respostas às questões abertas relativas às políticas, práticas e formação na psiquiatria através do software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE) e analisados com a ajuda da Análise de Conteúdo. A análise de dados apoia-se na literatura pertinente. Resultados preliminares decorrente da análise dos aspectos contextuais da participação da família nos Centros de Atenção Psicossocial, utilizando-se as bases de dados Medline, Scielo e Lilacs e discutidos à luz referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress, onde: o Contexto Imediato - as redes de educação em saúde como inclusão da família nos serviços de saúde mental; - o Contexto Especifico - a participação das famílias nos CAPS; - o Contexto Geral - a reforma psiquiátrica e a abertura dos serviços de saúde metal; - o Metacontexto - história da loucura e a família. Conclui-se que a participação da família nos serviços de saúde mental é um desafio que está longe de ser transposto, sendo a formação da rede de educação em saúde mental, uma estratégia válida na busca de superar esse desafio.