Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA GOMES FERNANDES COSTA DE SANT ANNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
DISCENTE: JULIA GOMES FERNANDES COSTA DE SANT ANNA
DATA: 13/12/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

A PSICODINÂMICA DO TRABALHO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE NATAL/RN


PALAVRAS-CHAVES:

AMBIENTE DE TRABALHO, SAÚDE DO TRABALHADOR, ENFERMAGEM.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem


RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores geradores de prazer e sofrimento no trabalho do professor de Ensino Superior de Enfermagem.  Trata-se de um estudo do tipo analítico, com abordagem quanti-qualitativa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição de ensino superior do município de Natal/RN com professores da graduação de enfermagem selecionados a partir dos critérios de inclusão: docentes do curso de enfermagem, enfermeiros, que estavam exercendo a função de professores de aula teórica. A coleta de dados ocorreu no período de 14 a 22 de novembro de 2013, em uma instituição de nível superior do estado do Rio Grande do Norte, município de Natal, com sete professores de enfermagem. Obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN (CAAE nº 20727613.9.0000.5537). A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário individual que forneceu subsídios para a análise comparativos de dados quantitativos com qualitativos e discussão dos resultados. O questionário individual formulado com base na teoria psicodinâmica do trabalho, com fundamentação teórica nos estudos de Dejours (1992, 1994, 2000, 2004) e nos estudos de Mendes (1999, 2007). O instrumento continha questões abertas e fechadas divididas em sete categorias correspondentes a caracterização da população pesquisada no primeiro momento, e posteriormente questões relativas a organização do trabalho, reconhecimento, liberdade, desgaste e insegurança, bem como sugestões para melhorias nas suas condições de trabalho. Constatou-se que as responsabilidades constantes dos docentes, inerentes ao processo de ensino-aprendizagem em saúde, quando envolvem o aluno e a população, bem como as questões éticas associadas interferem sempre, limitando a qualidade de vida e provocando problemas de saúde quando não trabalhadas. Esse problema é ainda mais impactante devido à sobrecarga de trabalho imposta pelas atividades acadêmicas e que o docente é obrigado a levar para o ambiente extra laboral. Entretanto, são as atividades com os alunos e a população que também interferem, promovendo satisfação, pela gratificação expressa por ambos. Outra questão a ser trabalhada envolveria o problema do medo no trabalho, por vezes, está aliado ao autoritarismo hierárquico, instabilidade de emprego e ameaça de demissão num cenário em que alguns aspectos do contexto institucional que limitariam o prazer na vida docente. Isso poderia ser amenizado com incorporação de movimentos menos lineares na gestão organizacional, estimulando a participação coletiva e o diálogo. O reconhecimento no trabalho, bem como sua autonomia e liberdade para realização do seu próprio modo de trabalho seria outro elemento primordial no processo de construção da identidade. Sua permanência ou ausência é fundamental no desenvolvimento da identidade dos indivíduos e na transformação do sofrimento, gerado pelo trabalho, em prazer. Nessa perspectiva, ao analisar a psicodinâmica do trabalho dos professores de professores de ensino superior de enfermagem constatou-se que o processo que envolve sofrimento, prazer e estratégias defensivas contribuiu não apenas enquanto espaço para a efetivação de um trabalho científico em si, mas também constituiu um corpo de conhecimento para a defesa do direito a diferença, como direito do ser humano. 

 

 

MEMBROS DA BANCA: 
Externo ao Programa - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externo à Instituição - MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA FILHA - UFPB
Interno - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
 


Notícia cadastrada em: 10/12/2013 08:59
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