Do Carvão ao Corpo-em-Arte de Ator-Brincante
Palavras-Chave: Corpo-em-arte; formação do ator; Dança do Cavalo Marinho.
Key-Words: Body-in-art; actor's formation; Dance of the Sea Horse.
Resumo: Nessa pesquisa pretende-se experimentar a construção do corpo-em-arte (FERRACINI, 2006b), isto é, um corpo não estratificado que não nega o corpo em seu estado cotidiano, mas o reconhece como zona potencial de aprendizado capaz de encontrar linhas de fuga criativas que desestabilizem o “sujeito centrado em uma individualidade e identidade” (FOUCAUT apud FERRACINI, 2006b: 14). Este objetivo é pleiteado por meio das corporeidades e fisicidades da dança popular do Cavalo Marinho como é praticada na cidade paraibana de Bayeux incorporadas por mestre Zequinha. Por meio de um processo de aquisição das matrizes estéticas do Cavalo Marinho, como passos, loas, cantos, figuras, o ator procura reorganizá-las a fim de compor um corpo-em-arte que por sua vez gere um Estado Cênico diferenciado do encontrado neste folguedo popular. Neste trabalho de ator na procura de re-significação do Cavalo Marinho que o ator encontra meios que potencializem o trabalho de ator, sobretudo no que diz respeito a uma preparação que dilate sua presença e o estimule na descoberta de matrizes, entedidas como ações e estados físicos codificados pelo ator e organizados na construção do corpo-em-arte. Esta pesquisa esta sendo desenvolvida juntamente ao coletivo UZUME teatro de João Pessoa e possui como orientação metodológica a técnica de mimeses corpórea ou “imitação de corporeidades” (BURNIER, 2001: 181), proposta pelo LUME Teatro em suas etapas de observação, codificação e teatralização.
Abstract: In that research it intends to try the construction of the body-in-art (FERRACINI, 2006b), that is, a body not stratified that he/she doesn't deny the body in your daily state, but it recognizes him/it as potential zone of learning capable to find creative escape lines that desestabilizem the "subject centered in an individuality and identity" (FOUCAUT apud FERRACINI, 2006b: 14). this objective is pled through the corporeidades and fisicidades of the popular dance of the Sea Horse as it is practiced in the city paraibana of incorporate Bayeux by master Zequinha. Through a process of acquisition of the head offices aesthetics of the Sea Horse, as steps, loas, songs, illustrations, the actor tries to reorganize them in order to compose a body-in-art that generates a differentiated Scenic State for your time of the found in this popular rest. In this actor work in the search of re-significance of the Sea Horse that the actor finds means that potencializem actor's work, above all in what he concerns a preparation that dilates your presence and stimulate him/it in the discovery of head offices, entedidas as actions and physical states codified by the actor and organized in the construction of the body-in-art. This research this being developed together to the bus UZUME theater of João Pessoa and it possesses as methodological orientation the technique of corporal mimeses or " corporeidades imitation" (BURNIER, 2001: 181), proposed by the LUME Teatro in your observation stages, code and teatralização.