UM JARDIM CHAMADO GETSÊMANI: UMA CONTRIBUIÇÃO DE NEWTON NAVARRO PARA O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DO TEATRO EM NATAL
História do Teatro, Modernização do teatro natalense. Newton Navarro. Um Jardim Chamado Getsêmani.
A partir do estudo sobre o moderno teatro brasileiro, esta dissertação objetiva mostrar em que medida o espetáculo Um Jardim Chamado Getsêmani contribuiu para a modernização do teatro em Natal. Escrita por Newton Navarro (1928-1992), a peça estreia no Teatro Alberto Maranhão, em 1964, com encenação de Wilson Maux (1937-2011). Pretendendo compreender por que ela foi considerada, por Othon (1998) e Santos (1996), o marco da modernidade no teatro natalense, a pesquisa aborda a formação artística de Navarro; o diálogo entre ele e o teatro pernambucano; seus primeiros passos no teatro natalense nos grupos Os Farsantes (1949-1950) e Teatro Experimental de Arte (1951). São analisados em seguida o texto Um Jardim Chamado Getsêmani, bem como a montagem da peça de 1964, evidenciando a trajetória do diretor Wilson Maux. As fontes consultadas são o acervo pessoal de Newton Navarro, o acervo documental do Teatro Alberto Maranhão e o dos periódicos nacionais entre os anos de 1948 e 1964. Dessa forma, esta dissertação almeja contribuir para a historiografia do teatro natalense, apresentando um Navarro até então comentado superficialmente na academia: o artista de teatro.