Aspectos etnoteatrológicos das manifestações culturais de Angola: efeitos artísticos e educativos do ritual de óbito Bacongo
Manifestação Cultural Angolana; Povo Bacongo; Ritual de Óbito; Aspetos Etnoteatrológicos; Bimphadi.
Esse estudo de Mestrado em Artes Cênicas parte de dois pressupostos gerais: o corpo é construído também pelos rituais dos quais participa; os rituais podem fornecer material para a arte local, incluindo o seu ensino. Com base nisso, este projeto de pesquisa objetiva investigar os aspectos etnoteatrológicos do ritual de óbito do povo Bacongo, entendido como uma importante manifestação cultural de Angola, cuja valorização no campo das artes poderá questionar a imposição do teatro europeu, em busca de uma arte angolana que se produza com os saberes ritualísticos. Por meio do método experimental de inspiração etnográfica, o estudo chegou a alguns resultados preliminares, destacando seis elementos para-teatrais identificados no ritual fúnebre e que podem ser apontados como seus aspectos etnoteatrológicos, a saber: mpovi e makonzo, ramos de palmeira, choro, canções, danças e representações. A verificação destes elementos indica a possibilidade de eles funcionarem como fonte de resgates e recriações que podem nutrir e enriquecer o ator angolano. Para tanto, não bastaria estarem apenas na montagem de uma obra teatral, mas serem também associados a uma pedagogia das artes cênicas. É por isso que, no desenvolver da pesquisa, a identificação dos aspetos etnoteatrológicos do ritual levou este estudo a apontar quais os efeitos desses aspectos tanto no campo educativo, entendendo-se o ritual como princípio de ensino, quanto no campo artístico, especialmente a partir do trabalho realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena Bimphadi, sediado em Luanda, Angola.