PALCO-TERREIRO-QUARTEL: caminhos da autodisciplina do ser-artista
Candomblé; Militarismo; Artes Cênicas; Disciplina; Autodisciplina
Esta dissertação se propõe a investigar a relação entre a disciplina e a formação para a autodisciplina como um processo decorrente de uma imersão em sistemas hierarquizados e monitorados; subsidiário a este objetivo pretendemos comparar como esse processo de construção da disciplina se dá em dois sistemas sociais, externos às artes cênicas, bastante monitorados e hierarquizados, mas percebidos pela sociedade como bastante diferentes: o candomblé e o militarismo; e, por fim, observar como se dá a comparação nesses três cenários entre a modelação/formação disciplinar das atitudes a partir da disciplina do corpo no Método Dança-Educação Física que influenciam diretamente meu processo artístico. Uma investigação qualitativa com viés dedutivo tendo por corpus documental as obras: Humbê, Manual de Ordem Unida e o Método Dança-Educação Física. Tendo por referencial teórico o pós-estruturalismo de Michel Foucault. O trabalho encontra-se dividido em: Prólogo, Atos e Epílogo.