JOÃO MARCELINO: um artista entre tramas, volumes e texturas
João Marcelino; Indumentária Cênica; Figurino Teatral; Croqui.
Esta dissertação é motivada pelo estudo de Cenografia de Teatro no Brasil, ressaltando a importância de criar uma cultura do acervo e documentação e demais registros da profissão de Indumentarista. Alguns aspectos como a origem da obra de arte e o artista são abordados nesta pesquisa, buscando reunir conhecimentos necessários que se cruzam e reflete no processo criativo, inspiração e produção de uma indumentária. A cidade e região determina os acessos a artigos têxteis que tem sido a matéria prima mais utilizada para a construção dessa segunda pele do ator, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com o Indumentarista, diretor de arte, cenógrafo e maquiador João Marcelino, tornou-se importante entender os processos entre o artista e sua obra, buscando uma reflexão sobre conhecimentos de Cenografia unindo a experiências com o universo da costura e alguns caminhos pessoais que interfere no fazer artístico profissional. Identificar a metodologia utilizada para os processos de criação, os materiais mais utilizados nos trabalhos, a paleta de cor que são recorrentes nos trabalhos desenvolvidos por ele e seus significados, as formas, texturas e o estilo ou assinatura do criador. O acervo que foi reunido para esse trabalho a partir dos croquis desenvolvidos pelo artista permite expor para interessados pelo assunto, estudantes e pesquisadores acesso a croquis de diferentes épocas de sua carreira, ajuda a identificar traços e estilos divididos em quatro décadas, contribuindo para a arte potiguar, além de apresentar assuntos de modelagem e texturas como elementos de comunicação visual.