Diverse Letters: An investigation of the body-mask through the concepts of artificiality, perception, state and game
Corpo-máscara; percepção; artificialidade; estado; jogo
Esta pesquisa possui o objetivo de investigar o corpo-máscara através de quatro características que o compõe: Artificialidade, Percepção, Estado e Jogo. O corpo-máscara pode ser entendido até aqui como um local em descoberta, mas que se apresenta como um corpo que se afasta do cotidiano e busca por uma zona estrangeira, uma vez que ele não se contenta com o território conhecido. Para ampliar a discussão, teóricos como Felisberto da Costa, Rudson Duarte, Andreia Stelzer e Elisa Rossin discutem o conceito de maneiras diferentes e contribuem com esta pesquisa. Para investigar a artificialidade, analiso o espetáculo Fragmentos 2.0 de minha autoria, apresentado em 2018 em debate com as reflexões que Jerzy Grotowski faz sobre a linha de artificialidade. No estudo sobre a percepção, os espetáculos analisados são “Entrepartidas” (da Cia Teatro do Concreto – DF) e “Terrinha Maravilhosa” (do NET – núcleo de estudos teatrais, da Universidade Federal de Campina Grande). No âmbito teórico, as referências utilizadas para a investigação incluem Renato Ferracini, José Gil e Sílvia Faustino que discutem a percepção, as macropercepções e micropercepções, e como esses conceitos são importantes na discussão da consciência do corpo.