INVESTIGAÇÃO SOBRE PROCESSOS DE CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DA ILUMINAÇÃO NO DEART – UFRN: A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COMO FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE TEATRO-ILUMINADOR
Processo de criação. Iluminação cênica. Mapa de luz. Teatro.
A dissertação versa sobre uma investigação dos processos de criação e execução da iluminação cênica nos grupos Cruor Arte Contemporânea, Arkhétypos Grupo de Teatro e Gaya Cia de Dança. Essa pesquisa pretende compreender como se dá o processo de criação nos grupos e a participação dos discentes que o integram relacionando suas práticas nos grupos às disciplinas de iluminação as quais cursaram; por entender que esses integrantes são partes fundamentais na criação dos espetáculos dos referidos grupos. Escolhemos um trabalho artístico de cada grupo, a saber: Carmim (Cruor), Santa Cruz do Não Sei (Arkhétypos) e Almar (Gaya) para analisar de forma descritiva o processo de criação da luz e como se deu esse processo do ponto de vista participativo. Para essa discussão nos fundamentamos principalmente nos textos dos seguintes autores: Fayga Ostrower (2014), Ronaldo Costa (2009), Valmir Perez (2007). Este estudo tem relação direta com a prática de trabalho do autor assim, se faz necessário uma explanação sobre minha formação na área para uma melhor compreensão do desejo por este objeto de estudo e o recorte dado. Portanto introduziremos a pesquisa falando sobre a metodologia utilizada na pesquisa e apresentaremos o laboratório de iluminação cênica do Departamento de Artes, após isso faremos um relato sobre a prática discente e apresentaremos os grupos investigados e o processo de criação utilizado por cada um no trabalho selecionado, por fim, enfatizamos a importância da formação dos discentes através de sua participação nos grupos. Apesar de a ênfase ser no processo de criação da luz, o mesmo vale para os demais elementos cênicos, pois a carência de formação profissional nessas áreas ainda é acentuada. Destacamos que os grupos de acadêmicos no Deart são importantes espaços de formação complementar dos discentes das graduações.