O MEU PAPEL COMO ATOR-XAMÃ NA INSTAURAÇÃO-CÊNICA-RITUAL
Ator-xamã, instauração cênica, ritual
A investigação proposta por esta dissertação esta centrada no sentido de compreender o meu papel como um possível ator-xamã a partir de uma instauração cênica-ritual intitulada “Y”. O processo criativo colocado em prática e analisado, foi inspirado nos estudos ocultistas da Kabala, da Filosofia Hermética e do Tarot. O pensamento teórico que guiou este trabalho encontra-sefundamentado nas obras de Antonin Artaud, sendo uma referência matriz para esta averiguação. O processo criativo experimentado, levou em consideração o conceito de Instauração Cênica elaborado por Nara Salles (2004) que incorpora elementos das artes visuais ao campo do teatro e da performance além de propor resíduos a serem deixados no local da instauração e como procedimento criativo explora a memória e matrizes corpóreo-vocais dos instauradores da cena. Minha proposta de um trabalho do ator/atriz como xamã parte das ideias apresentadas e discutidas por Antonin Artaud em sua obra, O Teatro em seu Duplo (1985) propondo este olhar a ser acrescido ao conceito de Instauração Cênica sendo a esta agregado. A partir desta referência e dos elementos cênicos-dramatúrgicos desenvolvidos na instauração cênica “Y” descrevo aspossibilidades de relações entre o trabalho místico de um ator/atriz e de um xamã, percebendo a forma como eu me aproprio dos estímulos místicos utilizados na criação um novo procedimento para o teatro compreendido como ritual. A escrita dissertativa se apresenta como uma série de cartas, sendo estas direcionadas ao Ator e diretor Antonin Artaud. As sessões de textos foram ordenadas e estruturadas com base no Tarô Cabalístico de Rider (2009), assim para cada carta endereçada a Artaud é oferecida uma imagem de tarô como estimulo inicial para o desenvolvimento do tema.