O PORTO DE CHEGADA, AS PROSTITUTAS E O SENTIDO DO AMOR - Jornadas de um Dramaturgo em Formação
TEATRO; DRAMATURGIA; PROCESOS CRIATIVOS; MITO; COLETIVIDADE.
A presente pesquisa consiste numa jornada mar à dentro na busca de uma poética que se traduz através da escrita dramática. A partir da elaboração da dramaturgia do espetáculo “Mulheres Invisíveis”, para o grupo Estandarte de Teatro, sediado em Natal, Rio Grande do Norte, a pesquisa repassa um conjunto de experiências pregressas deste autor, na tentativa de encontrar entendimentos e caminhos para uma melhor resolução do seu objeto. E nesse revolvimento do passado, através da organização dos antigos cadernos de anotações de outros processos, além de tentar resolver o desafio posto, dado no presente, o autor tenta também promover um conjunto de reflexões sobre o ofício da escrita dramática. O trabalho, ainda, traz para si a responsabilidade de constituir alguns exercício e procedimentos, que serão aplicados junto ao Grupo, na sala de ensaio, no intuito de coletivizar o conhecimento referencial abordado, estabelecendo aproximações de todo o corpus cênico com a dramaturgia que articula. A metodologia da pesquisa se delineia de forma metafórica, convidando o leitor a decifrar suas cartas náuticas, evidenciando os percursos desenvolvidos pelo autor ao longo do processo, tal como uma rosa dos ventos que aponta em várias direções ou tal como mariposa que voa sobre um mapa desenhando trajetos. A temática, por fim, como denominado, trata de um episódio verídico, em aproximações com o teatro documental, quando cinco mulheres, a quem se atribui o oficio de prostitutas, foram brutalmente assassinadas. Deste rico material de pesquisa emerge uma dramaturgia viva, crítica e pulsante que sintetiza uma poética.