PRÁTICA DE ENCENADORAS EM MÚLTIPLAS FUNÇÕES- trajetos possíveis para a atuação polifônica
Atuação de encenadoras em diversas funções. Encenação teatral. Grupo de Teatro. Atuação polifônica.
Na pesquisa de mestrado que deu origem a esta dissertação a autora investigou a atuação de encenadoras em múltiplas funções e as interferências que essa forma de atuação provoca n@s demais envolvid@s na criação teatral, o que foi identificado como formação de um discurso polifônico. A atuação polifônica é entendida como a possibilidade de @ artista desenvolver seu objeto cênico numa relação de apropriação dos demais discursos advindos dos artistas que compõem a criação teatral. Para discutir sobre essa questão a autora apresenta como estudo de caso as artistas que atuam na região do Cariri, no sul do Ceará: Cecília Raiffer, que é encenadora e dramaturga da Cia Engenharia Cênica; Carla Hemanuela, que é encenadora e figurinista-cenógrafa do grupo de teatro Trupe dos pensantes; e sua própria atuação como encenadora, iluminadora e coreógrafa no Coletivo Atuantes em Cena. Com base na investigação aqui registrada, a autora considera que as encenadoras pesquisadas vêm construindo sua poética numa relação dialógica e horizontal com @s demais envolvid@s. Nesse sentido, a pesquisa contribuiu para um estudo sobre a prática de criação teatral numa vertente que se dá pelo viés da troca entre os conhecimentos d@s envolvid@s, o que facilita a prática de autonomia na cena teatral e fortifica o trabalho grupal.