MONTAGEM E ENCENAÇÃO PERFORMATIVA: PODE SER QUE SEJA CAIO FERNANDO ABREU
Performance; Encenação Performativa; Processo de Criação; Montagem; Caio Fernando Abreu.
Abordo nesta pesquisa de forma prática-teórica, o conceito de teatro performativo de Josette Féral (2008) a partir da criação da encenação “Pode Ser Que Seja...” baseada na obra “Pode ser que seja só o leiteiro lá fora” (1974) do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996). Procuro, portanto, aliar o que eu chamo de conceitos-fragmentos propostos pelos autores Jean Baudrillard (1990) e Nicholas Bourriaud (1998) a um estudo comparativo sobre procedimentos de criação, tomando por base os encenadores Renato Cohen (2006), Tadeusz Kantor (2008), Antônio Araújo (2011) e Robert Wilson (2011) a fim de perceber de que forma estes conceitos e procedimentos foram usados por mim, no meu percurso enquanto encenador. Para além da apresentação sobre os resultados parciais atingidos nesta etapa da pesquisa, procuro apontar os caminhos para os quais ela deve se expandir, trazendo para discussão ainda o filósofo Jacques Rancière (2012), os cineastas Sergei Eisenstein (1898-1948); Jean-Godard e Peter Greenaway (1942) acrescido da descrição acerca do processo de criação da obra-objeto deste trabalho.