Poética da Travessia: rastros de um encenador
Encenador; Travessia; Processo Criativo
Key-words: Director; Crossing; Creative Process.
A presente pesquisa visa discutir aspectos inerentes ao ato de conduzir um processo criativo em teatro partindo da ideia de que o encenador, este ser que está em travessia pela criação, é influenciado pelo o que Gaston Bachelard chama de “intencionalidade poética” e “imaginação da matéria”. Este estudo analisará ainda as estratégias adotadas pelo encenador na criação do espetáculo “Memórias de Quintal”, correlacionando conceitos voltados à prática da direção teatral, a saber; escolha da imagem central ou metafórica da encenação (WILSON, 1983); coleta de material na composição do roteiro de encenação (HADERCHPEK, 2009) e métodos para abordagem afetiva em campo de trabalho (ARAUJO, 2008). A junção desses três elementos resultará numa “prática particular” (BARBA, 2011) ou metodológica do encenador chamada de Poética da Travessia.
Abstract: The present research intends to discuss inherent aspects to the act of conducting a creative process in theater from the perspective that the director, this being that is in crossing by creation, be influenced by what Gaston Bachelard calls “poetical intentionality” and “imagination of the matter”. This work will analyze the strategies adopted by the director in the creation of the theater play “Memórias de Quintal” (backyard memories), as follows; the choice of the central or metaphorical image of the play (WILSON, 1983); gathering of material in the composition of the script (HADERCHPEK, 2009) and methods for the affective approach on the working field (ARAUJO, 2009). The combination of these three components will result in a “personal practice” (BARBA, 2011) or methodological practice of the director, the Poetics of the Crossing.