NA MEMÓRIA E NO PRESENTE: INVESTIGAÇÕES SOBRE O ESPETÁCULO DE DANÇA PARAIBANO CALDO DA CANA
dança, história da dança, memória, processos de criação.
Key-Words: dance, dance history, memory, creative process.
Esta pesquisa visa investigar o espetáculo de dança Caldo da Cana que estreou em João Pessoa-PB, em setembro de 1984. Problematiza de modo teórico-prático o fazer história da dança, investigando essa possibilidade através da própria dança. Surge a partir da constatação de que a dança possui especificidades que não podem ser negligenciadas pelo relato histórico. Neste sentido iniciou-se o levantamento de um referencial teórico que dialoga com as questões apontadas e se desdobra por meio de uma pesquisa de campo, que incluiu coletar testemunhos de pessoas que participaram do espetáculo; uma pesquisa documental, reunindo vestígios materiais e finalmente é composta de uma parte prática com uma cena criada ao transpor o conhecimento histórico elaborado para o corpo, através de um processo criativo, tendo como resultado, para este momento, a construção de um solo de dança.
Abstract: This research aims to investigate the dance piece Caldo da Cana which premiered in João Pessoa-PB, in September 1984. It problematizes theoretical and practical way to make dance history, investigating this possibility through the dance itself. Arises from the fact that the dance has specific characteristics that can not be neglected by the historical account. In this sense, it was initiated by the raising of a theoretical framework that speaks to the indicated issues and unfolds through a field study, which includes collecting testimonies from people who participated in the show, documentary research, gathering material traces and finally consists a practical part with experimental research, by transposing elaborated historical knowledge into the body through a creative process, resulting in the construction of a solo dance.