Banca de DEFESA: ELLEN LIMA XAVIER FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELLEN LIMA XAVIER FARIAS
DATA : 09/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Desenvolvimento e validação do protótipo imersivo do jogo sério Virtualter


PALAVRAS-CHAVES:

Realidade virtual; Jogos sérios; Equilíbrio postural; Reabilitação


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Introdução: O crescente desenvolvimento científico possibilita ao ser
humano, experienciar diversas terapias através dos novos recursos
tecnológicos, dentre esses recursos, está a Realidade Virtual (RV), que
se propagou na última década em decorrência do avanço da tecnologia
e através da qual, o indivíduo consegue interagir em tempo real com a
realidade criada de forma computadorizada. Objetivo: Desenvolver e
validar o protótipo imersivo de um jogo sério voltado para a
reabilitação do equilíbrio postural sentado. Metodologia: Estudo
descritivo, realizado em duas etapas: 1) Desenvolvimento do protótipo
imersivo de um jogo sério (VirtualTer) voltado para o equilíbrio
postural em sedestação que foi realizado no Laboratório de Tecnologias
Educacionais Assistivas e Multimídia, na Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN) e envolveu uma série de reuniões periódicas
envolvendo profissionais da área de desenvolvimento de games e
fisioterapeutas; 2) Validação de conteúdo do jogo desenvolvido através
do colhimento da opinião de 11 profissionais utilizando os
instrumentos: Dimensões da validação de conteúdo do jogo sério
VirtualTer e System Usability Scale (SUS). Análise estatística: Os
dados foram tabulados e analisados utilizando o programa Statistical
Package for the Social Science – SPSS versão 22.0. As variáveis
sociodemográficas foram analisadas através da estatística descritiva.
Foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), utilizou-se o
teste exato de distribuição binomial e calculou-se o coeficiente de
Alpha de Cronbach. Resultados: Após o período de análise do Óculus
Quest (funcionamento e jogos existentes) e discussões com a equipe
multidisciplinar, houve mudança de visão do jogo (de terceira para
primeira pessoa). O game mudou seu objetivo principal para “equilíbrio
postural dinâmico em sedestação” com duração média de 5 a 7
minutos. Quanto a validação, o valor geral do IVC foi de 0,8, indicando
um valor satisfatório e forte concordância entre os avaliadores. O alpha
de Cronbach apresentou valor de 0,683, condizente com uma
consistência interna moderada, indicando necessidade de ajustes
futuros no jogo. Os profissionais avaliaram o protótipo imersivo com
uma boa usabilidade e aplicabilidade do recurso tecnológico.
Conclusão: O jogo é de fácil execução e tem potencial para ser
utilizado como complemento no tratamento de indivíduos com déficit
de equilíbrio postural, porém necessita de ajustes para aplicabilidade na
prática clínica. As contribuições em visões profissionais diferentes
foram cruciais para o desenvolvimento do protótipo imersivo do
VirtualTer.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS - nullExterna à Instituição - THAIANA BARBOSA FERREIRA PACHECO - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 10:16
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