Banca de DEFESA: ROSELENE FERREIRA DE ALENCAR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELENE FERREIRA DE ALENCAR
DATA : 03/06/2024
HORA: 12:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Implementação da Ferramenta My Abilities First em Centros Especializados em Reabilitação para Crianças e Adolescentes com Deficiência



PALAVRAS-CHAVES:

Saúde; Deficiência; Criança; Adolescente; Habilidades


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Introdução: A ferramenta My Abilities First (MAF) é uma abordagem educacional que emprega tecnologia acessível e inclusiva, com foco na valorização das habilidades da pessoa com deficiência. A implementação bem-sucedida da MAF depende, entre outros fatores, dos meios apropriados de informação e capacitação de gestores, profissionais, cuidadores e da própria pessoa com deficiência, para garantir o uso eficaz com impacto positivo no reconhecimento das habilidades de pessoas com deficiência, perante a sociedade.Objetivo: Apresentar um processo para a implementação da ferramenta MAF em Centros Especializados em Reabilitação Infantil no contexto brasileiro.Método: Essa tese abrange uma pesquisa qualitativa, descritiva, reflexiva e interpretativa, tendo como base a Pesquisa-Ação Participativa (PAR) e o Envolvimento de Pacientes e Público (PPI), cuja a análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Temática Reflexiva (ATR). Um total de 28 participantes, incluindo 12 fisioterapeutas, 4 terapeutas ocupacionais, 10 crianças e 2 adolescentes, acompanhados dos seus cuidadores, contribuíram respondendo a um questionário sociodemográfico/clínico e participando de oficinas, entrevistas semiestruturadas e grupos focais para discutir sobre duas temáticas: Abordagens positivas em saúde e a Ferramenta MAF. O protocolo de estudo foi aprovado por um comitê de ética local, parecer 4.779.175. Assim, essa tese de doutorado foi composta por um estudo “Implementação da Ferramenta My Abilities First em Centros Especializados em Reabilitação Infantil”, que resultou em três artigos: Artigo I, caracterizou-se pela formulação de um protocolo de estudo, contendo todos os aspectos metodológicos descritos anteriormente; Artigo II, analisou as respostas das entrevistas semiestruturadas e o Artigo III, analisou as discussões ocorridas nos grupos focais.Resultados e conclusões: Três artigos totalizam os resultados desta tese:Artigo I, Implementação da Ferramenta My Abilities First para Empoderamento de Crianças e Adolescentes com Deficiência: Um Protocolo de Estudo, que apresentou aspectos literários, éticos e metodológicos que conduziram os demais artigos;Artigo II, Implementação da Ferramenta My Abilities First: um estudo qualitativo sobre as percepções de profissionais, cuidadores, crianças e adolescentes com deficiência, que identificou 2 temas: (1) Percepções sobre a ferramenta MAF como um processo educacional e contributivo para aprimorar a inclusão e participação de crianças e adolescentes com deficiência, e (2) Barreiras e facilitadores para o processo de implementação da ferramenta MAF. A implementação da ferramenta MAF foi mencionada como um fator impulsionador na promoção da equidade e no aumento da participação de crianças e adolescentes com deficiência em diversos contextos, incluindo saúde, educação e lazer;Artigo III, Implementação da Ferramenta My Abilities First: estudo qualitativo sobre as experiências de profissionais, crianças/adolescentes com deficiência e cuidadores, que identificou 3 temas: (1) Percepções de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, crianças e adolescentes com deficiência e seus cuidadores, sobre as atitudes positivas em saúde e a valorização das habilidades, (2) Mudança de atitude em relação às habilidades de crianças e adolescentes com deficiência e (3) Facilitadores e barreiras na implementação da ferramenta MAF. Esses 3 temas refletem a compreensão dos participantes em relação às temáticas do estudo, as experiências com a MAF na rotina da criança e do adolescente com deficiência e o processo para implementar a ferramenta MAF. A implementação da ferramenta MAF foi reconhecida como uma inovação devido à sua abordagem centrada nas habilidades. Percebeu-se a necessidade de enfrentar barreiras sociais, atitudinais, de comunicação e de informação para adaptar e aplicar a ferramenta de forma mais eficaz em diversos contextos, como o da saúde, escolar e o do lazer. A importância de valorizar as habilidades individuais de crianças e adolescentes foi reconhecida para melhor promover a inclusão e a participação.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externa à Instituição - CAMILA ROCHA SIMÃO - ISD
Externa à Instituição - ROCÍO PALOMO CARRIÓN - UCLM
Externa à Instituição - SANDRA MARIA CORDEIRO ROCHA DE CARVALHO - UFPB
Externa à Instituição - Veronica Schiariti
Notícia cadastrada em: 22/05/2024 13:43
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