DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOCOMPORTAMENTAIS EM ALUNOS COM TEA: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO PARA A INCLUSÃO LABORAL.
Transtorno do Espectro Autista (TEA); Plano Individual de Transição (PIT); competências sociocomportamentais; educação profissional.
Estudos científicos indicam que a implementação do Plano Individual de Transição (PIT), associada ao desenvolvimento de competências sociocomportamentais, constitui um importante preditor para a inclusão laboral de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo foi avaliar os efeitos de um curso de formação pedagógica sobre o PIT na promoção de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de competências sociocomportamentais essenciais à inclusão de alunos com TEA no mundo do trabalho. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e adotou a abordagem da pesquisa-ação. Participaram do estudo sete professores e sete integrantes da equipe de apoio educacional especializado do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educativas Específicas (NAPNE), responsáveis pelo acompanhamento de alunos com TEA no Ensino Médio Integrado (EMI), em dois campi da instituição. O estudo foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos participantes sobre o PIT e o planejamento da transição escola–trabalho. Na segunda etapa, elaborou-se e ministrou-se o curso de aperfeiçoamento intitulado “Plano Individual de Transição (PIT): do Ensino Médio para o Trabalho no Contexto da Escolarização de Alunos com Autismo”. A terceira etapa consistiu na realização de um grupo focal, no qual os participantes discutiram o planejamento da transição de alunos com TEA para o mundo do trabalho e elaboraram uma proposta de PIT adaptada à realidade do IFRN, bem como um instrumento de avaliação de competências sociocomportamentais voltado à inclusão laboral. Os resultados evidenciaram a ausência de conhecimentos prévios sobre o PIT e de práticas profissionais sistematizadas direcionadas a alunos com TEA no IFRN, o que contribuiu para o acervo de ações pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento de competências sociocomportamentais desses estudantes. A participação no curso de aperfeiçoamento promoveu a ampliação do conhecimento teórico e prático dos participantes acerca do PIT, além de fortalecer a compreensão sobre a importância das competências sociocomportamentais no planejamento da transição escola–trabalho. Por fim, o grupo focal favoreceu a reflexão coletiva sobre desafios, possibilidades e encaminhamentos institucionais, resultando na elaboração de uma proposta de PIT e de um instrumento de avaliação de competências sociocomportamentais adaptados ao contexto do IFRN. De modo geral, os resultados indicam que o percurso formativo contribuiu para o fortalecimento do planejamento da transição da escola para o trabalho, com ênfase nas necessidades e potencialidades individuais dos estudantes, na atuação colaborativa entre professores do ensino regular e a equipe do NAPNE e na articulação entre escola, família e empresas.