A SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA INTERROMPIDA NA PÓS-GRADUAÇÃO: A EVASÃO COMO FENÔMENO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Evasão na pós-graduação. Socialização na pós-graduação. Fenômeno da evasão.
A presente tese investiga o fenômeno da evasão na pós-graduação stricto sensu, articulando-o ao conceito de socialização acadêmica interrompida. Embora a evasão na graduação seja um tema debatido, sua manifestação nos mestrados e doutorados permanece como um campo incipiente e silenciado na literatura nacional. Uma bibliometria inicial confirmou a lacuna de pesquisas que conectam os descritores 'evasão', 'pós-graduação' e 'socialização', evidenciando o caráter inédito deste estudo. O objetivo central foi, portanto, compreender como se dá o processo de desvinculação na pós-graduação e sua relação com a socialização universitária. A investigação, de natureza predominantemente qualitativa, fundamenta-se nos pressupostos da fenomenologia social e da etnometodologia, utilizando como metodologia principal a sociobiografia, em diálogo com a etnografia e a análise de conteúdo. Ao longo do estudo, foram entrevistados oito estudantes evadidos de programas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados revelam que a evasão é o culminar de um processo marcado por cinco crises centrais: adaptativa, relacional, institucional, familiar e laboral. A forma como os indivíduos vivenciam e respondem a essas crises permitiu a construção de uma tipologia de evadidos: tipo Fênix, tipo relacional, tipo burocrático, tipo desnorteado e o tipo solitário. Conclui-se que a socialização interrompida na pósgraduação é um fenômeno complexo, também humano e emocional, que transcende a falha individual e expõe as tensões estruturais da academia.