AS CORES E OS TONS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS DA UFRN: HABITUS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO DE ARTES.
Ensino de Artes; Formação docente; Representação social; Habitus; Sustentabilidade.
Essa pesquisa está relaciona com a temática do Ensino de Artes e teve como objetivo investigar a constituição do habitus e das representações sociais de licenciandos do curso de Artes Visuais da UFRN sobre o Ensino de Artes perpassados pela sustentabilidade. Nesse sentido, elegemos como referencial teórico o Modelo Teórico de Domingos Sobrinho que tem como base a articulação entre a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici e a Praxiologia Social de Pierre Bourdieu. Para tanto, o desenho de pesquisa desse estudo se organizou nas seguintes etapas: revisão bibliográfica e documental, a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e Questionário Socioeconômico. Para analisar os dados fizemos análise de frequência e Análise de Conteúdo (AC). Após essas análises foi possível utilizar a ferramenta de apresentação dos resultados da TALP a partir do Sistema de Espiral Representacional (SER). Nosso lócus da pesquisa está na UFRN, mais especificamente, na licenciatura em Artes Visuais. Nosso universo de investigação é composto por um grupo de 14 licenciandos da graduação acima mencionada. Os resultados da pesquisa apontam que a representação social dos licenciandos sobre o Ensino de Artes se ancora na ideia das disputas e lutas distintivas e objetiva na imagem do docente-artista, no tocante ao habitus podemos constatar que o habitus da docência em Artes dos licenciandos é constituído predominantemente pelo habitus professoral (Melo, 2009) e pelo habitus artístico. No tangente a sustentabilidade constatamos que essa pesquisa é marcada pelo não dito, não lugar e não habitus. Dessa forma, o debate realizado nesse estudo é profícuo, pois mesmo com uma vasta produção existente ainda persiste a necessidade de estudos que enfoquem as dimensões que investigamos com base no Modelo Teórico de Domingos Sobrinho para observar o fenômeno que escolhemos, bem como essa investigação contribui para fomentar o debate sobre a formação docente em Artes Visuais, também podemos destacar que a relevância dessa pesquisa está na contribuição para a reflexão sobre a formação docente dos futuros professores de Artes Visuais da UFRN visando contribuir para o melhoramento dessa formação.