O DIAGNÓSTICO DOS NÍVEIS INICIAIS DA ORIENTAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA PARA ESCREVER RESUMOS ACADÊMICOS E A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA
Resumo acadêmico; Enfoque da Atividade da Psicologia; Sistema Teórico de P. Ya. Galperin; Experiência formativa; Consciência linguística
Escrever para aprender tem sido uma perspectiva incorporada na formação profissional em nível universitário. Sob o Enfoque da Atividade da Psicologia (EAP), baseada em autores como L. S. Vygotski, A. N. Leontiev, P. Ya. Galperin, N. F. Talízina e N. Nechaev, essa abordagem se justifica por sua contribuição para a investigação da escrita, relacionada às funções cognoscitiva, comunicativa e de autorregulação do estudante na atividade de estudo. Nesta tese,investigaram-se os níveis iniciais da atividade escrever resumo acadêmico de textos didáticosde textos didáticos de licenciandos em Química e os níveis iniciais de consciência linguística como possibilidade da tomada de consciência da referida atividade com implicações para a regulação da aprendizagem de conteúdos da atividade profissional. Esse diagnóstico é importante na medida em que pode fornecer informações sobre o estado atual da formação dessa habilidade como condição para seu aperfeiçoamento em programas que visem ao desenvolvimento profissional. Como metodologia, utilizou-se o diagnóstico inicial, baseado em uma Experiência Formativa, desenvolvida por Núñez, Ramalho e Pereira, de natureza qualitativa, baseada no método de pesquisa de Galperin. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os participantes da pesquisa apresentam um baixo nível de domínio da ação escrever resumo acadêmico de textos didáticos de textos didáticos, o que revela um desconhecimento do padrão estrutural desse gênero discursivo assim como um baixo nível deconsciência linguística que limita a reflexão crítica e a autorregulação da aprendizagem baseada nesse tipo de produção escrita acadêmica