A CARACTERIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PROCEDIMENTO LÓGICO CLASSIFICAR COMO CONTEÚDO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAMENTADO NA ESCOLA DE P. YA GALPERIN
Enfoque da Atividade da Psicologia; Sistema Teórico de Galperin; Procedimento Lógico Classificar; Pensamento Matemático; Pensamento Profissional Docente.
Esta tese teve como objetivo caracterizar os níveis de desenvolvimento do procedimento lógico classificar em professores de Matemática como conteúdo do pensamento profissional docente (PPD) quando planejam situações de ensino para a formação de conceitos matemáticos. Para tal propósito, apresentasse um modelo de experiência formativa para o diagnóstico do PPD desenvolvido por Núñez (2018); Núñez e Ramalho (2019a; 2019b); Núñez e Bandeira (2024) e Núñez, Ramalho e Pereira (2024) fundamentado na perspectiva do Enfoque da Atividade da Psicologia (L. S. Vygotsky, A.N. Leontiev, P. Ya. Galperin, N.F. Talízina, V.V. Davydov, dentre outros) e da profissionalização da docência (Ramalho, Núñez e Gauthier, 2004; Nechaev, 2015; Talízina, 1985; Núñez e Ramalho, 2020) tomando como fundamentos as contribuições de Núñez, Ramalho e Pereira, 2024; Núñez, Pereira e Barros, 2025; Núñez e Silva, 2025; Gilmanshina, 2008; Markova, 1993), para uma compreensão do que se assume, nessa tese, do pensamento matemático como componente do pensamento profissional docente (PPD) para o caso dos professores de Matemática da Educação Básica. A pesquisa parte da constatação da ausência de pesquisas que o EAP aplicado à profissionalização docente. A experiência formativa para o diagnóstico do PPD foi realizada em seis encontros com 4 (quatro) professores de Matemática, sendo três deles da Educação Básica e um do Ensino Superior, na disciplina de Seminário Avançado I: Teorias de Aprendizagem, sendo três alunos regulares e um aluno especial do programa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os instrumentos de pesquisas utilizados foram a prova pedagógica, a observação e a entrevista. A pesquisa contribui assim, para a constituição de uma cultura profissional docente fundamentada teoricamente e propõe caminhos para a formação crítica e criativa de professores.