REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PSICÓLOGOS, QUE ATUAM NO ATENDIMENTO/APOIO A DISCENTES DA UFRN, SOBRE SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
Atuação do Psicólogo. Ensino Superior. Representações Sociais
Este trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo principal é compreender as representações sociais dos psicólogos que atuam nos Serviços de atendimento/apoio aos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Um estudo desenvolvido a partir das minhas reflexões quanto atuação como psicóloga no Núcleo de Apoio ao Discente - NADis no Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA na UFRN, desde 2013, quando o Núcleo foi criado. Tal núcleo foi implantado no período de expansão das instituições de ensino superior públicas, observando, portanto, uma diversificação do público e as necessidades deste, que chega ao ensino superior. Dessa forma, entender a prática profissional dos psicólogos desses núcleos a luz da Teoria das Representações Sociais permite compreender a atuação profissional, no sentido do seu fazer enquanto partícipe do processo ensino-aprendizagem e no seu fazer social, no auge dos 60 anos de existência da profissão. Entendendo que existe muitas “psicologias” com diferentes correntes teóricas, abordagens, atuações e instrumentais ao longo desses 60 anos de profissão. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram recolhidos por uma entrevista semiestruturada, analisados à luz da Teoria das Representações Sociais, usando como abordagem de análise a Espiral de Contextualização de Arruda (2005). Participaram da pesquisa quinze psicólogos que desempenham as suas atividades nos Serviços de atendimento/apoio aos estudantes no campus Central e na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Os resultados preliminares revelaram sinais representacionais do grupo quanto a escuta clínica no que concerne o foco da atuação.