Banca de DEFESA: MARIANA ANTUNES MEDEIROS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA ANTUNES MEDEIROS DE OLIVEIRA
DATA : 03/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II
TÍTULO:

O ENSINO DA MATEMATICA POR PEDAGOGOS: A FORMACAO CONTINUADA COMO INSTRUMENTO DE RECONFIGURACAO DAS REPRESENTACOES SOCIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática; Representações Sociais; formação de professores; ensino da matemática.


PÁGINAS: 422
RESUMO:

Pensar em como ofertar um ensino da matemática que oportunize a compreensão dos conteúdos de maneira significativa, reflexiva e agradável tem se constituído um enorme desafio da educação brasileira, e tem demandado esforços de pesquisadores e instituições formadoras. Nosso estudo constitui uma investigação que vem ofertar possibilidades de contribuir com o saber/fazer de professores pedagogos com o ensino da matemática. Tivemos como objetivo analisar como a formação continuada pode contribuir para o ensino da matemática desenvolvido pelos pedagogos que atuam no ensino fundamental e para a reconfiguração das representações sociais sobre o ensino da Matemática. Para tanto desenvolvemos pesquisa de natureza qualitativa, com metodologia vinculada a pesquisa-ação visto que pressupomos a necessidade de transformação e criação de estratégias para superar os obstáculos identificados, entre eles práticas profissionais fundamentadas em representações sociais advindas do processo de escolarização dos professores. Desenvolvemos um curso de formação continuada, com duração de 1 ano letivo, que objetivou ressignificar as representações sociais dos professores/pedagogos sobre o ensino da matemática. A formação foi fundamentada na Educação Matemática e o uso de suas tendências e contou com a participação de 6 professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, que além de participar dos encontros formativos, tiveram momentos de planejamento coletivo e acompanhamentos de suas práticas. A produção dos dados foi feita pela gravação dos encontros formativos, que contemplaram momentos para discussão na metodologia do grupo focal, e o diário de campo tantos dos encontros do curso, como dos encontros práticos ocorridos nas escolas. Os dados indicaram contribuições significativas para a prática docente na qual a formação é fundamentada na Educação Matemática e dada num contexto de práxis.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADAIR MENDES NACARATO - USF
Externa ao Programa - 1630662 - ADEMARCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA - nullExterno à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ - nullPresidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externa à Instituição - MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA - UFAC
Notícia cadastrada em: 04/11/2024 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao