Banca de DEFESA: GEORGIA PATRICIA PONTES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEORGIA PATRICIA PONTES BEZERRA
DATA : 01/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II
TÍTULO:

Avaliacao de uma intervencao implementada pelos pais no ensino de mandos por comunicacao alternativa e ampliada para uma crianca com autismo


PALAVRAS-CHAVES:

Treinamento de Pais. Mandos. Comunicação alternativa e ampliada. Autismo.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Os déficits sociocomunicativos mais destacados em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) abrangem dificuldades em diversos domínios linguísticos. Em termos de prosódia, há frequentemente uma entonação atípica. Além disso, é comum a ocorrência de ecolalias e inversões pronominais. No domínio pragmático, esses indivíduos enfrentam desafios significativos na compreensão da perspectiva alheia e na interpretação de pistas sociais e emocionais, o que afeta sua capacidade de interagir de forma eficaz em contextos sociais. Esses déficits afetam diretamente o uso da linguagem, impactando as interações interpessoais, como iniciar um diálogo, fazer inferências, opinar sobre o comportamento alheio e compreender metáforas e ironias. Entre as funções comunicativas essenciais no processo de socialização, destaca-se o mando, que está relacionado à capacidade de fazer pedidos e é controlado por variáveis motivacionais, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento da comunicação funcional no contexto natural. A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) é reconhecida como uma prática empiricamente validada para mitigar os déficits sociocomunicativos observados em pessoas com TEA. A inclusão de pais como agentes interventivos em programas de CAA pode ter um impacto significativo no desenvolvimento de seus filhos, ampliando as oportunidades de comunicação em momentos íntimos e espontâneos do dia a dia. O objetivo desta pesquisa foi avaliar, por meio de um delineamento quaseexperimental intra-sujeito (A-B-C), os efeitos de um programa de treinamento implementado pelos pais no uso da CAA por uma menina de 10 anos com diagnóstico de TEA. O estudo, realizado na residência da família, teve como foco o desenvolvimento das habilidades de mando na criança. Por meio de autoscopia e estratégias de modelação, os pais da criança foram capacitados a utilizar diferentes sistemas de CAA em atividades cotidianas da filha. Os resultados revelaram aumento na frequência no uso da CAA e diminuição de comportamentos não adaptativos após a intervenção. Registros realizados 5 meses após o término da intervenção evidenciaram a manutenção no uso da CAA pela família e satisfação com os efeitos do programa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externa ao Programa - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA - UFRNExterna ao Programa - 1805071 - MARIA DE JESUS GONCALVES - UFRNExterno à Instituição - NASSIM CHAMEL ELIAS - UFSCAR
Externa à Instituição - DEBORA DELIBERATO - UNESP
Notícia cadastrada em: 22/10/2024 16:18
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