Banca de DEFESA: JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA
DATA : 10/10/2024
LOCAL: platarforma de Webconferência

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA VIDA ESTUDANTIL DA UFPE

Pandemia do COVID-19; Vida Estudantil; Ensino Superior; Socialização acadêmica

Este estudo teve como objetivo investigar como a pandemia do COVID-19 impactou na vida dos estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal de Pernambuco. A partir de condições de acessibilidade, de conveniência da pesquisadora e de pertinência com os objetivos da pesquisa, escolhemos 6 cursos: Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Sociais (bacharelado), Geologia (bacharelado), Educação Física (licenciatura), Pedagogia (licenciatura) e Música (licenciatura). Para os entrevistados, utilizamos dois critérios de seleção: ter iniciado o curso antes da suspensão das atividades presenciais na Universidade devido à pandemia do COVID-19 e estar nos períodos finais do curso. Selecionamos seis entrevistados, um de cada curso, para analisar mais detalhadamente a vida estudantil de cada um impactada pela pandemia. Com a análise das entrevistas, propomos quatro dimensões de mudanças provocadas pela pandemia: 1) como a pandemia modificou as relações entre os estudantes; 2) como foram as fases de adaptação dos estudantes à pandemia; 3) quais foram as estratégias de permanência dos estudantes; 4) quais os impactos da pandemia sobre outros aspectos da vida estudantil. As mudanças das relações entre os estudantes, amigos e colegas, foram intensas, gerando a ruptura de amizades. Sobre elas, definimos tipos de amizade, tendo a pandemia afetado mais as duas primeiras formas: a amizade de saídas (“rolé”), as relações que acontecem com as saídas ocasionais para festas, bares e, geralmente, essas amizades não ultrapassam esses espaços; a amizade de local, que são aquelas relações de amizade restritas a ambientes e espaços específicos, como a Universidade, a igreja; e, por fim, amizade “para a vida toda”, as amizades com as quais os estudantes compõem o seu círculo socioafetivo mais íntimo, em que há mais companheirismo e mais sensação de prazer e de apoio. No sentido do fluxo existencial, a vida estudantil durante a pandemia aconteceu em três fases: a fase do choque, no momento inicial da pandemia, na qual os estudantes não tinham certeza sobre as consequências que ela podia trazer; a fase da incerteza, pela necessidade de se adaptar ao Ensino Remoto, enfrentando as dificuldades oriundas dele; e, a fase da confiança, sobre o processo de ressignificação da pandemia, quando o estudante se sentiu capaz de permanecer e de concluir o curso. A pandemia também afetou as estratégias sociais de permanência e de estudos usadas pelos estudantes: foram as estratégias canônicas, reconhecidas pelas práticas pedagógicas tradicionais, mas menos utilizadas, como estudo em grupo e trabalhos coletivos; as estratégias profanas, mais utilizadas, que não eram reconhecidas e nem recomendadas pelos procedimentos normais, como deixar a aula conectada enquanto se realizava outras coisas; as estratégias emocionais, que se destacaram, como modos de buscar o bem-estar pessoal contando com as atitudes e respostas afetivas de redes de apoio social. Os impactos da pandemia foram imensos sobre a vida afetiva, somática e psíquica dos estudantes, com o isolamento social contribuindo para o enfraquecimento das relações pessoais, e igualmente para o surgimento e agravamento de doenças relacionadas com a falta de convívio social (depressão, Burnout, problemas de sono). As maiores dificuldades relatadas pelos estudantes: a má qualidade das aulas remotas, trazendo problemas de concentração e de adaptação; o distanciamento na vida social, tanto físico quanto emocional, das amizades; não poderem frequentar espaços socializadores, que eventualmente permitiriam uma vida pessoal satisfatória e o acesso ao capital social e cultura; e, efeitos negativos na vida afetiva, somática e psíquica, trazendo inúmeros problemas de saúde.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES