Banca de DEFESA: ROSANE SANTOS GUEUDEVILLE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANE SANTOS GUEUDEVILLE
DATA : 30/09/2024
LOCAL: Universidade Regional do Cariri - URCA

O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE ESCOLAS NEOLIBERAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Escola neoliberal. Desenho Universal para a Aprendizagem. Práticas Pedagógicas. Pesquisa Colaborativa. Educação Inclusiva. Ensino Fundamental.

Apesar de observarmos o aumento contínuo na proporção de matrículas - maior acesso - dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) às escolas comuns, expressos através das sinopses estatísticas da Educação Básica e dos microdados do Censo Escolar e tal confirmação possa evidenciar a garantia do cumprimento legal, tais dados ainda são pouco expressivos para revelar as condições de permanência, participação e aprendizagem deste alunado. Deste modo, mais do que apontarmos índices meramente quantitativos é importante compreendermos sob quais regras e lógicas tem sido legitimados os princípios dos
direitos à educação, pois ao que possa parecer, tais estudantes, nesse caso, “deixariam” de ser excluídos e, passariam a ser incluídos enquanto alunos com deficiência, sobretudo em tempos de escolas neoliberais. Para tanto elegemos como objetivo desta investigação possibilitar o uso dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em contextos educacionais “fechados” visando o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas. Tratou-se de um estudo qualitativo a partir da pesquisa colaborativa em uma escola regular da cidade do Crato-CE. Os participantes foram 05 professoras da sala comum e 02 professoras da Sala de Recursos Multifuncionais. A coletas de dados ocorreu no período de abril à dezembro de 2023 mediante aprovação pelo Comité de Ética. Utilizamos um roteiro de entrevista semi-estruturado, as entrevistas foram gravadas com o apoio do celular ou com o Gravador de Voz Digital Sony Icd-px470, transcritas em sua integridade e submetidas a análise do conteúdo, após a exaustiva leitura das entrevistas buscou-se definir as categorias “emic” que emergiram dos discursos apresentado pelos sujeitos. Posteriormente, realizamos observações em sala de aula e reformulação do planejamento a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Os achados dessa investigação indicaram que as práticas pedagógicas tem sido, em sua maioria, pautadas na transmissão de conteúdos, o trabalho docente tende a ser solitário (em geral não há um diálogo interdisciplinar); o processo de ensino tende a uma concepção tecnicista; os estudantes PAEE ficam exclusivamente sob a responsabilidade do cuidador(a); a rotina quase sempre é centrada no livro didático e que os índices das avaliações externas “determinam” e “orientam” às práticas pedagógicas. Após a intervenção com o DUA percebemos mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem de modo que os estudantes estavam mais engajados, os conteúdos foram possibilitados através de modos múltiplos de representação e os estudantes tiveram diferentes oportunidades de ação e expressão. Portanto, acreditamos que o DUA pode, de fato, contribuir de diferentes maneiras na eliminar/minimizar as barreiras para a aprendizagem de todos os estudantes mesmo em contextos educacionais neoliberais.

Externa à Instituição - SUSANA COUTO PIMENTEL
Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES