Banca de DEFESA: NADIANE MARIA DA SILVA TIBURCIO

DISCENTE : NADIANE MARIA DA SILVA TIBURCIO
DATA : 05/08/2024
LOCAL: Webconferência

REFLEXIVIDADE AUTOBIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTEGRANDO HISTÓRIAS DE VIDA E SABERES HISTÓRICOCULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE

Psicologia Educacional. Formação inicial de professores. Pesquisa-formação.

No âmbito da formação docente, tornar-se professor consiste em um processo simultaneamente social e subjetivo, que acontece por meio da prática e da reflexão sobre essa prática. Neste processo, a Psicologia Educacional é um dos fundamentos da formação que, conjuntamente a outros campos de conhecimento, fornece aos futuros professores subsídios teórico-práticos para atuar em diferentes contextos educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as repercussões do ensino de Psicologia Educacional nas concepções acerca da docência e do fazer docente em cursos de formação inicial de professores. Os construtos da pesquisa são oriundos da Psicologia Histórico-Cultural e da literatura disponível acerca do ensino de Psicologia Educacional na formação docente. Por sua vez, os pressupostos teórico-metodológicos apoiam-se nos princípios da pesquisa-formação, buscando integrar o processo educativo à pesquisa científica na perspectiva reflexiva e transformadora. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza colaborativa, e usou como procedimento metodológico a realização de grupos reflexivos em turmas de Psicologia Educacional de dois cursos de licenciatura, mediante a experiência da pesquisadora no âmbito da Docência Assistida. Os resultados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e evidenciam: (1) os grupos reflexivos tiveram um papel crucial na construção de reflexões sobre a docência e o fazer docente de forma articulada às experiências e histórias pessoais dos estudantes; (2) o contato com a história da Psicologia como ciência e sua inserção na educação, juntamente com a ênfase na dimensão afetiva e estética na educação de crianças e adolescentes, propiciou o alargamento dos horizontes interpretativos acerca das práticas educativas, do processo de ensino e aprendizagem e da postura docente; (3) a aproximação com a realidade da docência na Educação Básica, por meio de reflexões sobre vivências e práticas atreladas ao fazer docente, através de estudos de caso, músicas, trechos de livros, relatos da sala de aula e imagens, foram fundamentais para as ressignificações acerca da docência e do fazer docente pelos estudantes; e (4) a compreensão da importância de uma práxis docente sensível e acolhedora às singularidades dos estudantes no âmbito do ensino de Psicologia Educacional. Conclui-se que a Psicologia Educacional na formação inicial de professores contribui, por intermédio de bases teóricas e metodológicas, para a ressignificação de concepções dos licenciandos acerca da docência e para a construção de saberes que permitam a compreensão da docência em sua dimensão profissional e transformadora.

Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
Externa à Instituição - DANIELLE OLIVEIRA DA NÓBREGA - UFAL
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Notícia cadastrada em: 19/07/2024 14:11