Banca de DEFESA: MANOILLY DANTAS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANOILLY DANTAS DE OLIVEIRA
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Webconferência

“ÍNDIO ESCREVE LIVROS?” A LITERATURA INFANTIL COM TEMÁTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Literatura infantil. Formação docente. Literatura indígena. Formação de leitores.

Esta tese estuda as contribuições de uma formação continuada sobre a mediação da literatura infantil com temática indígena que possibilite as discussões sobre as culturas indígenas na sala de aula e a formação de leitores colaborando para uma ação docente crítica. Fundamenta-se nos estudos de Amarilha (2012), Barthes (2013), Candido (2017) e Coelho (2000) sobre a literatura e a formação de leitores desde a infância; Bonin (2009; 2008), Dorrico et al (2018), Graúna (2013) e Thiel (2012; 2013) acerca da literatura infantil com temática indígena; Baniwa (2006), Munduruku (2019; 2012) e Ribeiro (2015) sobre a história e cultura indígena; Freire (2014; 2013; 1979), Nóvoa (2022), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) sobre formação docente; Imbernón (2010, 2009) acerca da formação continuada de professores; Candau (2008; 2012; 2016) e Fleury (2003) sobre interculturalidade e educação. A instituição escolar deve oportunizar o conhecimento da cultura indígena de forma contemporânea e crítica, a partir de práticas interculturais que incentivem o respeito e a democracia entre as culturas, fazendo cumprir a Lei nº 11.645/2008, que obriga essas discussões em salas de aula. A literatura infantil com temática indígena se apresenta como possibilidade para aproximar as crianças dessas culturas, exigindo um mediador que tenha consciência de seu papel formador. Esta investigação de abordagem qualitativa, exploratória com intervenção pedagógica estudou os resultados do curso de formação continuada Literatura infantil com temática indígena na sala de aula, com 60h, realizado no primeiro semestre de 2023, com 50 pedagogos, atuantes na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Desses cursistas, 15 professoras compuseram o grupo focal do estudo, sendo 7 atuantes da Educação Infantil e 8 dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O corpus de Literatura com temática indígena foi composto das seguintes obras: Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade (Kambeba, 2018), A mulher que virou urutau (Jekupé; Kerexu, 2011), “Brasil” do livro Metade cara, metade máscara (Potiguara, 2019), “Cobragrande” do livro Cobra-grande: histórias da Amazônia (Taylor, 2008), “É índio ou não é índio” da obra Histórias de índio (Munduruku, 2016), Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da minha memória (Munduruku, 2005), “Somos” do livro Infinito (Araújo, 2022). Compuseram os dados as respostas aos questionários inicial e final, as discussões sobre três obras de literatura indígena e os diálogos nos encontros do grupo focal. Na análise dos dados se utilizou da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Constatou-se a ausência de formação dos professores para mediar as discussões sobre a cultura indígena na escola, o que resulta em práticas que desumanizam esses povos. Em relação à literatura, observou-se incipiente formação sobre a literatura infantil P A G E 1 0 e a formação de leitores, o que se acentuou em relação à literatura indígena, visto que desconheciam que os indígenas escrevem livros. Ao lerem e discutirem literatura de temática indígena, as professoras conheceram as características dessas obras, compartilharam interpretações, julgaram situações e se colocaram na pele dos personagens. Vivenciar essa experiência somadas às discussões teóricas, no curso, fez com que as docentes avançassem no processo de conscientização como educadoras. Constatou-se que a formação continuada pode colaborar para revisão de concepções e a conscientização dos professores frente ao seu papel pedagógico e crítico para a discussão da cultura indígena e a formação de leitores de literatura. Este estudo ressalta a necessidade da presença da literatura infantil com temática indígena e da formação de leitores nos currículos voltados à formação inicial e continuada dos pedagogos para superar uma educação monocultural.

Externa ao Programa - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS - nullExterna à Instituição - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - IFRN
Externa ao Programa - 3057767 - DANIELA AMARAL SILVA FREITAS - nullInterna - ***.909.261-** - MARLY AMARILHA - UFRN
Externo à Instituição - THIAGO ALVES VALENTE
Notícia cadastrada em: 16/07/2024 16:11