Banca de DEFESA: JENIPHER ALYSSA DE LIMA SILVA

DISCENTE : JENIPHER ALYSSA DE LIMA SILVA
DATA : 30/07/2024
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II

FORMAÇÃO INICIAL E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS: O DISCURSO DOS LICENCIANDOS SURDOS

Formação Inicial; Estudante Surdo; Ensino; Aprendizagem; Português como L2.

Este trabalho, inserido nos moldes da pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, objetiva analisar o discurso dos licenciandos Surdos do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca da formação inicial e do processo de ensino e aprendizagem do português como segunda língua. Este trabalho emerge devido à ausência de discussão acadêmica sobre a formação inicial do professor Surdo para o ensino do português como L2 a Surdos. Visto que o português nem sempre é a língua de conforto do Surdo, pousaremos o nosso olhar para essa formação, problematizando as práticas de letramento acadêmico desse professor. Para tanto, discutimos os conceitos centrais desta pesquisa, dialogando entre eles à luz dos referenciais teóricos dos Estudos Surdos, dos Novos Estudos de Letramento, da Teoria Histórico-Cultural e da Formação Docente. Para alcançar tal objetivo, realizamos a coleta de dados, em Libras, que consistiu em três etapas: (i) pesquisa documental; (ii) entrevista semiestruturada; (iii) grupo focal. Para a análise dos dados, que evocam as vozes sinalizadas das 4 licenciandas Surdas, respaldamos na Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin (2010), elegendo, a posteriori, as duas categorias de alteridade: eu-para-mim (o que o eu pensa sobre a minha proficiência em português e a identidade docente) e outro-para-mim (o que o eu pensa sobre a formação e o docente). Os resultados apontaram, acerca das experiências geradas na Educação Básica dos sujeitos da pesquisa, que: (i) Duas licenciandas valoram negativamente as práticas pedagógicas na Educação Superior em relação à aprendizagem da LP; (ii) Há uma valoração mista (positiva e negativa), nos discursos das outras duas licenciandas, pois nos anos iniciais, estudaram em uma escola que tinha como língua de instrução a Libras, tendo oportunidade de aprender a LP escrita. Contudo, mudaram posteriormente para outras escolas que tinham como língua de instrução a LP. No que concerne às experiências na Educação Superior: (i) embora se considerem uma boa leitora e escritora da LP, as dificuldades para realização de leitura e escrita dos gêneros acadêmicos em português ainda persistem e anseiam melhorar as suas práticas letradas; (ii) as dificuldades com leitura e escrita se intensificam ao participar das disciplinas ministradas por docentes que não possuem domínio da Libras; (iii) as disciplinas da Área de Ensino de Língua Portuguesa para Usuários de Libras são insuficientemente disponibilizadas em seu currículo formativo, acarretando em conhecimentos gramaticais restritos; (iv) Não se sentem preparadas para atuar no ensino de PL2; (v) os docentes são valorados positivamente por serem bilíngues e conhecedores da cultura Surda; (vi) atribuem a importância à existência da oferta de apoio da instituição para ensinar a LP aprofundada, contribuindo para futura prática docente. Concluímos, neste estudo, que o letramento acadêmico e a formação são dimensões interligadas, o que é necessário refletir as práticas letradas dos licenciandos Surdos e suas implicações para a formação docente, (re)significando o currículo formativo que acolha as suas necessidades formativas. Esperamos que este estudo incipiente e inacabado inspire mais pesquisas sobre o tema, trazendo uma maior compreensão da sua complexidade.

Externo à Instituição - ANA CLAUDIA LODI
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA