Banca de DEFESA: ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA
DATA : 19/07/2024
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO

“UM HOMEM DE CIÊNCIA”: SABERES E PRÁTICAS MÉDICO-EDUCATIVAS DO INTELECTUAL FLÁVIO MAROJA NA PARAÍBA (1889-1964

Intelectual; Práticas Educativas; Educação para a Saúde; Flávio Maroja; Paraíba.

Essa tese tem por objetivo analisar a atuação do médico sanitarista Flávio Maroja a partir dos universos intelectual, científico e sociopolítico responsáveis por defender a propagação de uma educação para a saúde na Paraíba nas primeiras décadas do século XX. O objetivo geral se desdobra especificamente em três: a) discutir os discursos biográficos construídos sobre Flávio Maroja e seu processo de feitura intelectual a partir de seus diversos itinerários de vida, bem como investigar sua produção, mediação cultural e inserção na imprensa; b) avaliar a cultura política, as práticas sociopolíticas e os espaços de poder do intelectual Flávio Maroja, seu engajamento político social e as contribuições para a difusão de cuidados com a saúde e a doença na Paraíba; c) analisar as práticas educativas de Flávio Maroja a partir dos saberes médico-sanitários escritos e divulgados por ele na imprensa paraibana e em instituições de saber, visando incutir em homens e mulheres uma educação para a saúde. Diante dos objetivos pretendidos tracei o seguinte argumento de tese: para além de médico sanitarista, Flávio Maroja foi um intelectual, político e mediador cultural, inserido no cenário científico, social e cultural da Paraíba que buscou, a partir de suas práticas educativas promover uma “educação para a saúde”. O intelectual Flávio Maroja percorreu durante sua vida pública diversos espaços de saber poder, no campo político foi deputado em algumas legislaturas alcançando o cargo de Primeiro Vice-Presidente do Estado no governo de Solon de Lucena (1920- 1924), atuou em postos públicos na área da saúde, na imprensa e em instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano-IHGP e a Sociedade de Cirurgia e Medicina da Paraíba-SCMPB. O itinerário intelectual de Flávio Maroja foi variado e apresentou as diversas áreas de atuação, as faces de poeta, cronista, jornalista, marcou sua inserção enquanto mediador cultural da imprensa paraibana, sua vasta produção compôs o corpus documental: revistas Era Nova, Revista do Instituto Histórico Geográfico Paraibano e revista Medicina; pelos jornais A Imprensa, A União, O Norte e O Jornal; por correspondências e pelas Mensagens Presidenciais enviadas a Assembleia Legislativa. No desenho metodológico utilizo a metodologia de análise de discurso proposta por Michel Foucault (2012) atentando para os discursos, enunciados e irregularidades discursivas sobre a temática da educação para a saúde promovida por Flávio Maroja. No campo teórico recorro as noções de intelectual (2003) e de engajamento (2003) de JeanFrançois Sirinelli, esse debate em torno do intelectual, de seu engajamento e da mediação e produção cultural nos coloca no cerne da História Cultural. E para pensar os discursos profiláticos para os corpos paraibanos, dialogo com a noção de biopolítica na esteira do pensamento de Michel Foucault (2014). Conclui-se que a atuação de Flávio Maroja nos universos sociopolítico, intelectual e científico da Paraíba possibilitaram a amplificação de seu poder discursivo e de suas práticas educativas que intencionavam uma educação para a saúde da população, tal performance podem ser lidas enquanto uma estratégia biopolítica, amplificada através das redes de sociabilidades e do engajamento intelectual que permitiram aos discursos normalizadores de Flávio Maroja uma maior circulação na imprensa, bem como a criação, mediação e circulação de saberes sobre a saúde, visando incutir na população leitora hábitos próprios de uma educação para a saúde.

Externa ao Programa - 3144694 - ALINY DAYANY PEREIRA DE MEDEIROS PRANTO - nullExterna à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN
Externo à Instituição - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA - UFCG
Externo à Instituição - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA - UFPB
Externa ao Programa - 3063485 - KATIA REGINA LOPES COSTA FREIRE - nullExterno ao Programa - 2981295 - WILLIAM BRENNO DOS SANTOS OLIVEIRA - null