A PRÁTICA DO ESTUDANTE ESTAGIÁRIO REMUNERADO COM EDUCANDOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA
Estágio Remunerado não obrigatório. Educação Inclusiva. Deficiência.
A inclusão de alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação trouxe uma reestruturação ao ambiente escolar. A democratização dos processos de ensino e aprendizagem, um novo pensar sobre a prática pedagógica e novos agentes surgem para mediar e transpor as muitas barreiras, que vão desde aspectos arquitetônicos até aspectos pedagógicos, e dentre eles, os estudantes estagiários remunerados. Nesse sentido, este trabalho visa analisar de que forma a prática pedagógica do estudante estagiário remunerado tem sido instituída frente a alunos que apresentam deficiência intelectual e múltipla em uma escola regular da Rede Municipal da cidade do Natal-RN. De modo específico, buscamos descrever o processo desta prática identificando suas dificuldades, desafios e perspectivas. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa (CHIZZOTTI, 1995), adotando um perfil de pesquisa exploratória (GIL, 2007). Utilizamos como método investigativo o Estudo de Caso, que se caracteriza como um tipo de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente, envolvendo o exame detalhado de um ambiente, de um simples sujeito ou de uma situação em particular (GODOY, 1995; YIN, 2001). Utilizamos, para a construção de dados, a entrevista semiestruturada, que foi aplicada com duas estagiárias remuneradas, um docente da classe regular e a gestora pedagógica, orientada por um roteiro, validado e estruturado a partir das observações realizadas e do diário de campo confeccionado. A análise e a interpretação de dados foram alicerçadas na Análise de Conteúdo, (BARDIN, 2011), tendo como categorias: Formação; Prática pedagógica no processo de estágio; Inclusão. Finalizamos este estudo apontando para o ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar, ressaltando a necessidade do comprometimento de todos os atores presentes no ambiente escolar na promoção da efetiva inclusão.