Proyectos de Investigación
2008
Processos de criação em dança: apontando proposições
A educação da criança dos tempos coloniais no Rio Grande do Norte (Séculos XVII e XVIII)
PROJETO SOCIO-CULTURAL “FESTA DO LUAL”
A Educação Superior no Brasil (2000-2006): uma análise interdisciplinar das políticas para o desenvolvimento do campo brasileiro. Obseratório da Educação/CAPES.
O ensino da História no processo de elaboração conceitual: um estudo com alunos do 5º período do curso de Pedagogia da UFRN.
AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES (AS) FORMADORES (AS) SOBRE A PROFISSÃO: UMA QUESTÃO NECESSÁRIA PARA O ESTUDO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. PARTE II
DANÇA NAS PERIFERIAS URBANAS: SENTIDOS DO CORPO, DA ESTÉTICA E DA EDUCAÇÃO
O ensino de História na escola potiguar: , teorias, metodologias, recursos.
A construção do currículo como espaço de formação profissional continuada
Educação escolar potiguar: Memória, Imagens e Espaços generificados
Os grupos de pesquisa em corporeidade no Brasil: ludicidade, educação e processos de pesquisa
A construção do saber pedagógico em Nestor Lima: ética e higienismo na década de 1920.
ESPORTE, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: SABERES E COMPETENCIAS DE UM FORMADOR-EDUCADOR.
Acesso e Inclusão de estudantes da rede Pública na Cultura Acadêmica da Universidade Pública
ÉTICA, ALTERIDADE E PRÁTICAS DISCURSIVAS : visitando textos do Círculo de Bakhtin
Autobiografias de mulheres-professoras: suas representações de gênero na formação intergeracional da docência
EM BUSCA DAS RAÍZES CULTURAIS DO POVO BRASILEIRO: AS AFINIDADES ROMÂNTICAS DA EDUCAÇÃO POPULAR
HISTÓRIA DAS IDÉIAS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Habitats em Movimento: Possibilidades e limitações da metodologia de autogestão da construção dos assentamentos coordenados pelo MST na melhoria de suas habitações
ARQUEOLOGIA DA MEMÓRIA E COMPLEXIDADE
Investigando a “natureza da ciência” e o papel dessa temática em estratégias didáticas
O ensino de leitura: a contribuição das Histórias em Quadrinhos e da Literatura Infantil na formação do leitor
Processos de institucionalização dos saberes discente no Curso de Pedagogia - UFRN.
O RESGATE E A PRESERVAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL EM NATAL/RN
FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE SER PROFESSOR A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL
O SANDPLAY NA PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE
Educação do Campo: consolidação como temática de pesquisa.
Estudo da situação social, econômica, educativa, cultural das áreas de assentamento do RN
Escolarização, Instituições e Agentes Educativos no Rio Grande do Norte e Brasil (1700-1964)
Cegueira e Fotografia: revelando caminhos de ensino-aprendizagem
RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE DE 1870 A 1996
FATORES QUE INTERFEREM NA PRODUTIVIDADE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NO RIO GRANDE DO NORTE
Estudo e Documentação de Coleções do MCC/UFRN
Inclusão do aluno com deficiência física nas escolas da cidade do Natal, Rio Grande do Norte: um estudo exploratório
O ENSINO DE LITERATURA: processos de andaimagem e argumentação para formar mediadores de leitores na escola fundamental
Qualidade da Educação Básica em escolas públicas estaduais e municipais de Natal e Parnamirim/RN, tidas como de referência, no período de 1998 a 2009: custo aluno-ano, organização e gestão escolar e valorização do profissional docente.
DESAFIOS DA PESQUISA E DA FORMAÇÃO: A PARTICIPAÇÃO E A COLABORAÇÃO ENTRE PESQUISADORES UNIVERSITÁRIOS E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Educação e Mídia
POR UMA EDUCAÇÃO ECOVIVENCIAL: O SENTIR-PENSAR COM A TERRA, A ÁGUA, O FOGO E O AR
A passagem do Ensino Médio à UFRN: estudos sobre o acesso, a permanência e a qualidade do Ensino Médio.
Euler e os Números Amigáveis
Metáforas da Complexidade
Avaliação dos Efeitos dos recursos da Comunicação Alternativa e Ampliada em Indivíduos com Autismo e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
Práticas Educativas da Igreja Católica;Estudo Comparativo entre comunidades rurais- Brasil-Portugal
Avaliação de programas de formação continuada de docentes para atendimento inclusivo de educandos com necessidades especiais
O CONTEXTO DA ATIVIDADE DOCENTE E O PROFISSIONALISMO DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DO ENSIMO MÉDIO NO RN.
Currículo, trabalho pedagógico e inclusão escolar: produzindo redes de sentidos e significados na perspectiva histórico-cultural
Aprendizagem artística: da solidão autodidática aos grupos em academias - Natal, 1950 a 2007.
PROJETO PAPO CABEÇA Educação e Cidadania no Imaginário do Jovem Potiguar
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
Mamoriais acadêmicos: entre mitos e ritos do ensino superior brasileiro
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR: A EXPANSÃO E A DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA NO RIO GRANDE DO NORTE (1996-2006).
Gênero, Educação e Práticas de Leitura
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: perfil, necessidades educacionais e acessibilidade
ANÁLISE DAS NECESSIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DA ESCOLA PÚBLICA: ALTERNATIVA PARA DESACELERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
Investigação sobre a qualidade dos livros didáticos de História
A produção da Geografia Escolar: práticas pedagógicas e memória.
O atendimento à criança de 0 a 6 anos no contexto da Grande Natal na atualidade
Dialogo, Reflexão e ação no desenvolvimento profissional em educação
BULLYING NA ESCOLA: A MEMÓRIA LÚDICA E A VIOLÊNCIA DAS BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA, NO RECREIO E NO LAZER
ENSINO ESPECIAL/ ENSINO COMUM EM CAICÓ/RN: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES JUNTO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
A REPERCUSSÃO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES LICENCIADOS PELOS CURSOS OFERTADOS PELO PROBÁSICA
Criação de Espaços Multidisciplinares para Capacitação de Professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio do Rio Grande do Norte
Arqueologia da Memória
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao