A ORIENTAÇÃO DA AÇÃO PELA LEITURA CRÍTICA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Base orientadora, Teoria de Galperin, Aprendizagem.
Este estudo traz os resultados e discussões de uma investigação sobre a influência de uma experiência formativa no processo de compreensão da ação para se ler criticamente no contexto da formação de professores em um curso de Licenciatura em Química, a partir das evidências em torno da base orientadora da ação (BOA) desses estudantes mediante a execução de um sistema didático elaborado em função de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA). Fundamenta-se na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de Piotr. Yakovlevich Galperin (1902-1988), em função de seus pressupostos relacionados à orientação da ação como objeto da psicologia da Atividade, além se basear-se nos estudos ligados ao enfoque histórico-cultural e a linguagem, a partir dos quais faz o recorte da habilidade da leitura crítica como uma Atividade cujo aspecto orientador da ação se constitui como um conhecimento profissional para o ensino e aprendizagem da Química. Em termos metodológicos consiste de uma experiência formativa baseada nos pressupostos do Experimento Formativo de Lev Vygotski (1896-1934), a partir do qual se estabeleceu uma investigação de natureza qualitativa para compreender o processo de reestruturação da base orientadora para se ler criticamente textos de conteúdo químico no qual se privilegiou os instrumentos da prova pedagógica, da observações e dos registros de campo para a coleta dos dados. Os resultados foram analisados em função do nível de orientação da ação e suas interpretações revelaram um distanciamento entre a zona de desenvolvimento real e o conhecimento desejado para a referida ação de leitura a partir dos quais se discute a influência da experiência nas mudanças qualitativas da ação.