Banca de DEFESA: ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA
DATA : 29/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II
TÍTULO:

A ORIENTAÇÃO DA AÇÃO PELA LEITURA CRÍTICA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Base orientadora, Teoria de Galperin, Aprendizagem.


PÁGINAS: 246
RESUMO:

Este estudo traz os resultados e discussões de uma investigação sobre a influência de uma experiência formativa no processo de compreensão da ação para se ler criticamente no contexto da formação de professores em um curso de Licenciatura em Química, a partir das evidências em torno da base orientadora da ação (BOA) desses estudantes mediante a execução de um sistema didático elaborado em função de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA). Fundamenta-se na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de Piotr. Yakovlevich Galperin (1902-1988), em função de seus pressupostos relacionados à orientação da ação como objeto da psicologia da Atividade, além se basear-se nos estudos ligados ao enfoque histórico-cultural e a linguagem, a partir dos quais faz o recorte da habilidade da leitura crítica como uma Atividade cujo aspecto orientador da ação se constitui como um conhecimento profissional para o ensino e aprendizagem da Química. Em termos metodológicos consiste de uma experiência formativa baseada nos pressupostos do Experimento Formativo de Lev Vygotski (1896-1934), a partir do qual se estabeleceu uma investigação de natureza qualitativa para compreender o processo de reestruturação da base orientadora para se ler criticamente textos de conteúdo químico no qual se privilegiou os instrumentos da prova pedagógica, da observações e dos registros de campo para a coleta dos dados. Os resultados foram analisados em função do nível de orientação da ação e suas interpretações revelaram um distanciamento entre a zona de desenvolvimento real e o conhecimento desejado para a referida ação de leitura a partir dos quais se discute a influência da experiência nas mudanças qualitativas da ação.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Externo à Instituição - CRISTIANO DE ALMEIDA CARDOSO MARCELINO JUNIOR
Externa à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externa à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Externa ao Programa - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Notícia cadastrada em: 20/08/2019 09:58
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