Geometria e simetria nas rendas de bilro: contribuições para matemática escolar
renda de bilro, estudos de geometria e simetria, atividades didáticas.
Este trabalho teve como objetivos descrever e discutir as características e princípios
dos padrões das rendas de bilro de modo a estabelecer relações com a Matemática
escolar, principalmente, no que se refere aos tópicos matemáticos como geometria,
simetria, isometria, área, perímetro, entre outros. Desse modo, elaboramos
atividades didáticas, com base na Matemática explorada nos padrões da criação da
renda de bilro, visando concretizar um exercício investigatório nas aulas de
Matemática, de modo que, sejam estabelecidas relações conceituais entre a prática
investigada e os conteúdos da Matemática escolar. Para satisfazer esses objetivos
buscamos apoio metodológico na pesquisa bibliográfica, do tipo documental em
catálogos como da Professora Valdelice Girão (1984) e também de Dawson (1984).
Realizamos também a pesquisa empírica durante as visitas ao museu do Ceará e ao
Centro das rendeiras na Prainha-Aquiraz/Ceará. Para realizar as atividades didáticas
nos apoiamos em Mendes (2009). Consideramos relevante essa abordagem de
ensino porque pressupõe a experiência direta do aprendiz com situações reais
vivenciadas, nas quais a abordagem instrucional é centrada no aluno. Desse modo,
concluímos que para o ensino de conteúdos como geometria, simetria, isometria,
relação entre perímetro e área, entre outros que são abordados na Educação
Básica, os modelos decorrentes da criação renda de bilro e outros modelos já
descritos na tradição cearense podem ser usados como artefato cultural na criação
de atividades didáticas.