Banca de DEFESA: DAISY CLECIA VASCONCELOS DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAISY CLECIA VASCONCELOS DA SILVA
DATA: 11/05/2012
HORA: 09:00
LOCAL: SALA F2/SETOR V/UFRN
TÍTULO: NO COTIDIANO DA ESCOLA: O PENSAR E AGIR DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Cotidiano Escolar. Práticas Pedagógicas. Sujeitos da EJA.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A necessidade de ver os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos EJA para
além de seus fracassos escolares torna-se imprescindível para uma
reconfiguração desta modalidade de ensino. Portanto, o compromisso dessa
pesquisa é adentrar no universo desses sujeitos, dar-lhes voz e, com isso,
compreender a teia de relações que se dá entre esses sujeitos e a escola de
uma maneira geral.Entende-se não ser possível compreender os significados
atribuídos pelos sujeitos sem considerar, como elemento primordial, o contexto
social no qual esses significados são construídos. Para o desenvolvimento
deste estudo foi adotada como metodologia a pesquisa etnográfica. Os
procedimentos utilizados para a construção dos dados foram observação
participante, entrevistas semi-estruturadas com grupo focal e entrevistas semiestruturadas
individuais. Para a compreensão dos dados construídos no
campo, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, que atende as
expectativas de uma analise interpretativa. As observações ocorreram
principalmente dentro das salas de aula, de uma escola municipal, situada na
cidade do Natal/RN. As entrevistas individuais foram realizadas com uma
amostra de oito alunos, homens e mulheres, com faixa etária entre 25 e 60
anos. As entrevistas evidenciam que para o jovem e adulto, a escola é muito
mais do que o lugar onde se aprendem conteúdos. Eles percebem este espaço
como propiciador de interação social e como a possibilidade de galgar novos
horizontes profissionais e, dessa forma, alcançar uma ascensão social.Nos
alunos mais velhos, em especial nas mulheres, esta volta aos bancos
escolares traz embutida no discurso da aprendizagem, o desejo de fazer novos
amigos, de ter momentos de encontros, conversas e descontração, enfim, de
esquecer os problemas do dia-a-dia. A observação do cotidiano escolar permite
melhor entender a ação destes sujeitos em relação às práticas escolares. Por
fim, afirma-se que a busca pela escola não se dá apenas para recuperar o
tempo perdido na infância. Aprender acaba por ser secundário. Não importa se
ficarão retidos ou serão promovidos para o nível seguinte, o importante é estar
na escola.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCA TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES - UFPB
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Externo à Instituição - MARIA ANTONIA TEIXEIRA DA ROCHA - UERN
Presidente - 003.211.414-15 - NEIDE VARELA SANTIAGO - UFRN
Interno - 350854 - ROSA APARECIDA PINHEIRO
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 03/05/2012 10:29