AS MÚLTIPLIAS FACES DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL DO IFRN EM DOIS PÓLOS DE APOIO PRESENCIAL.
percepções, dificuldades, motivações, evasão, educação a distância
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a evasão em cursos superiores oferecidos
através da educação a distância em um contexto marcado por profundas mudanças nas mais
diversas esferas da sociedade e pelo crescimento desordenado dessa modalidade educativa.
Para isso, toma como objeto de análise a realidade dos alunos do curso de Tecnologia em
Gestão Ambiental oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Norte através da educação a distância nos pólos de apoio presencial localizados
nas cidades de Mossoró e Martins. No desenvolvimento desta pesquisa de campo, faz uso de
estratégias de coleta de dados variadas, como: a observação participante da realidade; a
análise dos documentos referentes à educação a distância e ao curso de Tecnologia em Gestão
Ambiental; e a aplicação de questionários com os alunos evadidos e com os alunos que
permaneceram no curso. Os resultados dessa pesquisa nos permitem afirmar que a evasão em
cursos superiores a distância é, predominantemente, fruto de uma combinação de aspectos
inerentes ao desenvolvimento do curso, dificuldades de ordem pessoal enfrentadas pelos
alunos durante o período em que freqüentam o curso e elementos inerentes ao contexto em
que o curso e os alunos estão inseridos, podendo haver situações específicas em que o aluno
evade devido à influência de um único aspecto, seja ele inerente ao desenvolvimento do
curso, de ordem pessoal, ou ainda, um fator determinado pelo contexto em que o curso ou o
aluno está inserido.