Banca de DEFESA: BEATRIZ SIMONETTI LAUX

DISCENTE : BEATRIZ SIMONETTI LAUX
DATA : 30/07/2024
LOCAL: Sala de Multimeios 02 - Centro de Educação

transfluências cartográficas: experimentações cênicas na formação docente

formação docente, artes, experimentações cênicas, práticas artístico-pedagógicas, cartografia.

quais as potencialidades das artes na formação de professores/as? movida por essa questão, essa pesquisa de mestrado se propôs a cartografar as potencialidades de experimentações cênicas na formação inicial docente, com estudantes de diferentes licenciaturas (física, teatro, matemática, artes visuais, educação física) de uma turma mista de didática ofertada na universidade federal do rio grande do norte. para tanto, no acompanhamento das aulas desse componente curricular, foram realizadas oito experimentações cênicas propostas em oficinas junto à turma, explorando movimentos do corpo que geralmente, na universidade, não fazem parte do aprender a ser professor/a. na companhia de estudos que abrem as portas para a pesquisa das interfaces entre artes e educação — freire (1992), hooks (2013), rufino (2019), loponte (2005, 2014, 2017), ciotti (2013), hoff (2011), coutinho (2018, 2022, 2024), entre outros —, a pesquisa não esteve preocupada em “solucionar um problema” no campo da formação docente, mas se ocupou de experimentar, junto a licenciandos/ as, possibilidades de caminhos formativos enviesados por aquilo que o coletivo de estudos poéticas do aprender (cnpq-ufrn) chama de “movimentos poéticos” da docência (coutinho, 2024). na esteira disso, as práticas com a turma de didática foram sendo inicialmente propostas, nessa pesquisa, para provocar o trabalho com três movimentos poéticos específicos: de escuta, de criação/improvisação e de brincadeira. no decorrer do trabalho, foi possível perceber a emergência de outros três movimentos que se atravessaram entre os limites das práticas: de presença, de tempo e de afetos. tais movimentos poéticos foram desenhando o mapa móvel das potencialidades de experimentações cênicas na formação inicial de professores/as. como se trata de movimentos, importa afirmar que, em sua orientação metodológica, os processos que compuseram o mapa móvel dessa pesquisa estiveram imersos em linhas que se conectam, se cruzam e/ou se desdobram e que se dotam de diferentes sentidos a cada novo olhar que se volta sobre ele.

Interna - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO
Externo ao Programa - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK - UFRNExterno à Instituição - SAIMONTON TINOCO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 13:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao