Banca de DEFESA: LUCÉLIA DA COSTA SAMPAIO

DISCENTE : LUCÉLIA DA COSTA SAMPAIO
DATA : 25/07/2024
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II

PRÁTICAS EDUCATIVAS DE RESISTÊNCIA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO DA SILVA BEM, JUAZEIRO DO NORTE-CE

Prática educativa. Violência. Mulheres.

Esta dissertação tem como objeto de estudo as práticas educativas de resistência à violência doméstica e familiar contra a mulher na Escola Mário da Silva Bem. Temos como objetivo compreender os elementos de resistência à violência doméstica e familiar em uma prática educativa concebida na Escola Mário da Silva Bem. Para tanto, assumimos como pergunta problematizadora a questão seguinte: o que dizem as práticas educativas, na Escola Mário da Silva Bem, sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher? Nessa direção, assumimos um método pautado em duas dimensões: complexificação da consciência e mergulho nos aspectos do objeto de estudo. Sendo assim, complexificamos a nossa consciência durante os estudos, nessa pesquisa, partindo de um movimento intenso de diálogo e reflexão com a concepção de educação de Freire (2016) e Saviani (2008); a complexidade de Morin (2008) e Almeida (2021), o pensamento sertânico e a concepção de resistência de Barbosa Júnior (2002), os estudos sobre a violência contra a mulher de Teles (2023), Del Priori (2020), Saffioti (2015), Pateman (1993). Mergulhamos nos aspectos do objeto de estudo, considerando fontes históricas, orais e documentais. Conhecemos pessoas, lugares. Construímos as fontes orais, por meio de conversas e entrevistas com os nossos interlocutores. As fontes documentais se constituíram em: fotografias, Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Mário da Silva Bem, Matriz Curricular da Secretaria Municipal de Educação, Projeto de trabalho sobre a violência contra a mulher, diário de bordo dos/as estudantes. Os estudos e as fontes nos ajudaram a compreender, até aqui, que a escola é fundamental na construção de saberes que problematizam a questão da violência contra a mulher e que a prática educativa advém de uma dimensão complexa e diversa. As evidências nos permitiram entender que a prática educativa desenvolvida na Escola Mário da Silva Bem se constitui por experiências inerentes à vida humana.

Interno - 2310142 - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
Interno - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR
Externa à Instituição - ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ - URCA
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 09:58