RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS DAS HABILIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL À LUZ DOS MAPAS DE FOCOS DA BNCC: DESENVOLVIMENTO DE UM EXPERIMENTO FORMATIVO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Recomposição da aprendizagem. Habilidades em Leitura e Produção Textual. Experimento Formativo-Colaborativo. Formação Docente. Ensino Fundamental Anos Finais.
O objetivo desta pesquisa é desenvolver, modelar e sistematizar um experimento formativo colaborativo para recomposição de aprendizagens de estudantes em leitura e produção textual, mediante os referenciais da avaliação SAEB/INEP (Brasil, 2021) e os Mapas de Foco (Brasil, 2021) da BNCC (Brasil, 2017) como meios para orientar e potencializar atividades curriculares de uma professora de Língua Portuguesa, no âmbito do 6º ano do Ensino Fundamental. Considerando os resultados das aprendizagens de estudantes nas habilidades de leitura e produção textual reveladas pelas avaliações nacionais (SAEB/INEP), o estudo se propõe a responder ao seguinte problema de pesquisa: um experimento formativo colaborativo se constitui como uma alternativa para nortear e potencializar orientações didático-pedagógicas de uma professora do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Parnamirim, no Estado do Rio Grande do Norte, para a recomposição de aprendizagens de estudantes nas habilidades de leitura e produção textual? Diante dessa questão central, consideramos ser possível e pertinente provocar no sistema de ensino uma reflexão pedagógica formalmente estruturada – por meio de um experimento formativo colaborativo - com vistas a ser incorporada como referência para uma mudança de atitude profissional na professora colaboradora da pesquisa, no tocante à relação entre a avaliação, seus parâmetros, o monitoramento das aprendizagens e os resultados esperados, entre outros. A adesão ao experimento formativo colaborativo por parte da professora colaboradora levou-a mudar suas práticas pedagógicas no ambiente escolar, aperfeiçoando seu fazer docente, aberta a novas aprendizagens e determinada a fazer o melhor possível nas condições reais de uma turma com estudantes em ritmos de aprendizagem diversos do 6º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica para responder à investigação, alicerça-se nos estudos (Vozes da Educação, 2021) sobre as estratégias de recomposição da aprendizagem; os Mapas de Foco (Brasil, 2021) da BNCC que apresenta as aprendizagens essenciais em cada ano de escolaridade nas habilidades de leitura e produção textual; a aplicabilidade do Experimento Formativo-Colaborativo como um método de investigação de excelência, denominado como experimento didático nas ideias de Davidov (1988) e formação e profissionalização docente na perspectiva de Ramalho, Núñez e Gauthier (2004), entre outros.