EDUCAÇÃO E DEVOÇÃO: LIÇÕES DA MEMÓRIA E APRENDIZAGENS DA RENOVAÇÃO NO SÍTIO SERRA DA MINGUIRIBA
Sítio Minguiriba; ritual; ética comunitária; memória coletiva.
Este estudo tem por objetivo analisar as relações entre educação, devoção e ética comunitária no processo de formação cultural e social da comunidade do Sítio Serra da Minguiriba, a partir do ritual de celebração da Renovação do Sagrado Coração de Jesus, a fim de observar o papel da memória coletiva e suas tessituras cotidianas na existência e resistência da comunidade na Chapada do Araripe. A pesquisa foi realizada em duas fases. Na primeira, conversei com 18 membros da comunidade. Na segunda fase, entrevistei 36 descendentes das famílias fundadoras, além de participar das rodas de conversas, dos eventos da comunidade e de acompanhar, observar e participar da vida na Minguiriba. Utilizei fontes documentais, bibliográficas e observação in loco do ritual mais importante da comunidade: a Renovação do Sagrado Coração de Jesus. Este estudo se fundamenta no paradigma da complexidade, na interface entre educação comunitária, devoção, memória coletiva e aprendizados sociais a partir da ótica de Edgar Morin (2011, 2018, 2019), Halbwachs (2006) e Candau (2011). Os resultados obtidos nos permitiram observar que o povo da Minguiriba se educa e resiste aos desafios de se viver no semiárido a partir de uma ética comunitária que se sustenta e se propaga na socialização, na interação entre as pessoas da comunidade, firmada nos preceitos da disciplina, honra, oração, trabalho, partilha e cuidado uns com os outros. O ritual da Renovação do Sagrado Coração de Jesus, como tradição cultural, une as pessoas da comunidade Minguiriba e lhes ensina viver em comunidade, para além dos limites do religioso. Ajuda no enfrentamento das dificuldades de ordem político-social, o que, necessariamente, implica desfazer a concepção banal de que um ritual religioso se circunscreve apenas nos interesses da fé de quem o pratica. Constitui-se como uma formação capaz de revigorar as raízes históricas da comunidade, fortalecer a identidade e a memória individual e coletiva do grupo.