Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
Coautoria. Identificação estética. Leitura de literatura. Produção inferencial.
Nesse estudo, focalizamos a coautoria no ensino de literatura no Ensino Fundamental. Pressupomos que a coautoria potencializa a atitude responsiva do leitor no preenchimento de vazios, explorando a estrutura textual de modo inferencial. Nesse sentido, objetivamos descrever o processo de coautoria de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ao texto literário. Especificamente, buscamos evidenciar de que modo se efetiva a participação leitora a partir da ação produtiva face à leitura literária; apreender os modos de identificação estética e posicionamento do leitor iniciante mediante sua contribuição à obra literária; e analisar como o leitor dá prosseguimento ao texto literário a partir do preenchimento dos vazios ficcionais. Nosso estudo é de natureza qualitativa com a prática de intervenção. Foi desenvolvido em uma escola pública estadual de Natal/RN-Brasil, tendo como sujeitos crianças de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. Tomamos como referencial teórico os estudos de Amarilha (2004; 2013), Bakhtin (2011), Coelho (2001), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989), Bronckart (2007) e Yunes (1995). O trabalho de campo abrangeu cinco sessões de leitura e de releitura de contos, estruturadas conforme a metodologia de andaimagem (GRAVES & GRAVES, 1995), que compreende as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Nosso corpus é constituído pelas produções de desfechos elaborados pelos aprendizes em colaboração ao texto literário, tendo a análise de conteúdo como perspectiva de leitura de dados por meio da abordagem inferencial (BARDIN, 2011). Concluímos que a condição de coautor é assumida pelos aprendizes por meio do preenchimento de vazios ficcionais e as contribuições inferenciais, influenciadas pelas modalidades de identificação provocadas pelos textos.