AS VIAGENS PEDAGÓGICAS DE NESTOR DOS SANTOS LIMA E A EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Intelectuais. Nestor Lima. Primeira República. Sociabilidades. Viagens pedagógicas.
Este trabalho investiga a apropriação e influência das viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima, nos anos de 1913 e 1923, na escrita e na prática do intelectual durante a Primeira República. Advogado, historiador e educador, Nestor Lima integrou uma elite cultural que pensava a educação do Rio Grande do Norte nesse período. Assumiu funções importantes relativas ao ensino primário, ensino normal e gestão educacional, além de participar de instituições cientificas e culturais. As viagens pedagógicas realizadas por este intelectual nos anos de 1913 e 1923 fizeram parte de projetos oficiais do governo potiguar e tinham como objetivo a organização do sistema de ensino do Estado baseado em moldes modernos. O conjunto de fontes analisado constitui-se, principalmente, a partir de fontes oficiais, relatórios e legislação educacional, fontes iconográficas, jornais e impressos pedagógicos, além dos textos que compõem a produção intelectual de Nestor Lima. Nosso aporte teórico baseia-se nas contribuições de Michel de Certeau acerca do lugar de fala, prática e escrita; de Roger Chartier com as noções de prática, representação, circulação e apropriação; e de Jean François Sirinelli a partir dos conceitos de intelectual e rede de sociabilidade. Por meio do método indiciário de Carlo Ginzburg, foi possível identificar sinais e indícios da apropriação e da influência das viagens pedagógicas na produção intelectual e na prática profissional de Nestor Lima. As redes de sociabilidade construídas pelo intelectual foram legitimadoras de seu lugar no campo educacional e estratégia para a realização das viagens, bem como para a circulação das ideias pedagógicas. Percebemos a influência das viagens pedagógicas na construção do ideal de modernidade educacional de Nestor Lima que é evidenciada em sua escrita e materializada nos regimentos e na legislação educacional do período no Rio Grande do Norte. Assim, nossa pesquisa acompanhou o movimento de Nestor Lima, deslocando-se entre seus espaços de sociabilidade, os lugares que ele visitou durante suas viagens pedagógicas e seus espaços de escrita.