PROTAGONISMO FEMININO NA LITERATURA
Literatura; Gênero; Feminismo; Educação; Infância.
A dissertação de mestrado aborda o protagonismo feminino na literatura destinada a infância. Parte-se dos pressupostos que a reflexão sobre a igualdade de gênero favorece a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária, e que a literatura, enquanto “linguagem que escreve a história da nossa condição humana com criatividade” (AMARILHA, FREITAS, 2016), pode favorecer a discussão sobre o feminino na linguagem e, por extensão, na vida, com criticidade. A relevância deste trabalho consiste em apresentar a Literatura como alternativa para favorecer o entendimento de crianças e jovens sobre o tema em tela. Para o desenvolvimento do trabalho dissertativo recorreu-se aos estudos que abordam a temática do feminino e investigações que discutem sobre literatura. Destaca-se os trabalhos de Zolin (2009; 2009), que considera a crítica feminista como política; Beauvoir (2016), que critica o sistema patriarcal e a desvalorização da mulher; Bourdieu (1989, 2002, 2001), que evidencia as relações sociais entre os sexos; Hollanda (1994), que propõe desconstruir estereótipos e falsas dicotomias; Louro (2003), cujas pesquisas versam sobre gênero como uma categoria de análise; Perrot (1998), que aborda o papel atuante das mulheres em diversas áreas; dentre outros que tratam da perspectiva feminista. Nos estudos sobre literatura e educação, nos respaldamos principalmente em Amarilha (2004, 2013, 2016), cujas reflexões convergem para o estudo da literatura no contexto escolar, destacando-a como discurso transdisciplinar; Yunes (2003), que relaciona a leitura como experiência, evidenciando a literatura; Coelho (1987), Held (1980) e Zilberman (1982; 1989), que destacam a leitura de literatura na perspectiva da recepção estética. A partir desses estudos objetiva-se especular as possíveis contribuições da literatura para a discussão sobre o protagonismo feminino. Especificamente, pretendemos: descrever como se dá a construção da personagem feminina nas narrativas literárias sob o ponto de vista físico e psicológico a partir dos estereótipos construídos acerca do feminino; relacionar a construção da identidade da
personagem com aspectos relativos a identidade de gênero; refletir sobre as implicações do estudo para a mediação pedagógica no contexto escolar. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa, compreendendo um estudo bibliográfico e documental, adotando a perspectiva da análise interpretativa de contos. As análises mostraram que a partir das características da Literatura permite a construção de novos olhares e reflexões acerca do protagonismo feminino. Acrescente-se, ainda, que a discussão sobre a temática contribui na formação de crianças e jovens, no intuito de repensar as ações cotidianas marcadas pela desigualdade, preconceito e exclusão das mulheres. Essa alternativa é possível, especialmente pelo envolvimento promovido pela leitura de textos literários, de maneira a permitir que os alunos enxerguem, a partir da ficção, possibilidades de mudança, favorecendo assim o arejamento intelectual e social.